desporto mocambicano

Inscrição de Moçambique para pré-qualificação ao Mundial feminino está pendente devido à falta do compromisso do Governo

  • 778

 

Moçambique tem até as 24 horas desta segunda-feira, 11 de Março, o prazo para concluir a inscrição da sua selecção sénior feminina de basquetebol para tomar parte na pré-qualificação ao Campeonato do Mundo que vai ter lugar de 17 à 25 de Agosto próximo, num país ainda por indicar.

Por Alfredo Júnior

Depois de a Federacao Moçambicana de Basquetebol ter efectuada a inscrição prévia para esta prova, a confirmação da participação do país na pré-qualificação ao Mundial está pendente a uma assinatura do Governo moçambicano, concretamente da Secretaria de Estado do Desporto (SED).

De acordo com os documentos que o LanceMZ teve acesso o processo de inscrição das selecções nacionais admitidas a participar nesta prova deve ser acompanhado da garantia do total apoio das autoridades estatais, de acordo com o ponto 4 do documento que temos vindo a citar, que diz o seguinte: “A Federação Membro Nacional garantirá o total apoio das autoridades estatais relevantes em seu país e garantirá que as Autoridades Estatais competentes concordem e assinem a “Carta de Apoio das Autoridades Estatais”. A Federação Nacional deverá anexar a referida carta de apoio ao presente formulário”.

Sucede que a FMB continua a aguardar pela assinatura do referido documento, tendo submetido em devido tempo os respectivos formulários para que entidade competente ao nível da Secretaria de Estado do Desporto rubrique o compromisso do Governo moçambicano de que o país estará presente em tão importante prova.

“Nós já submetemos toda a planificação da época que inclui a participação nesta prova e submetemos toda documentação à Secretaria de Estado do Desporto para que rubrique o compromisso Estatal, de acordo com as exigências das FIBA para que os países qualificados a esta etapa possam tomar parte na prova. O prazo termina à meia-noite de hoje, 11 de Março, e continuamos a aguardar por esta assinatura, até porque informamos a SED em tempo útil”, disse Paulo Mazivila ao LanceMZ.

Tentativas de ouvir o posicionamento da Secretaria de Estado do Desporto sobre esta matéria redundaram num fracasso, visto que a liderança do órgão governamental que lida com o desporto se encontra em Acra, onde decorrem os Jogos Africanos. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .