O Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo, dirigiu na manhã deste sábado, 11 de Março, a cerimónia de reabertura do Campo Municipal da Maxixe, infraestrutura desportiva que beneficiou de uma requalificação total e completa, no âmbito do programa de desenvolvimento FIFA FORWARD, numa numa iniciativa da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) em coordenação com o Conselho Autárquico da Maxixe.
Por Alfredo Júnior, na Maxixe
Chapo esteve acompanhado pelo Secretário de Estado de Inhambane, Amosse Macamo, pelo Presidente da FMF, Feizal Sidat, e pelo Presidente do Município de Inhambane, Fernando Bambo, e a inauguração antecedeu a final da Supertaça Mário Esteves Coluna, entre a União Desportiva do Songo (Campeão Nacional) e o Ferroviário de Maputo (vencedor da Taça de Moçambique).
A campo que também leva o nome de Valdemar Oliveira Fernandes (antigo vereador do desporto da Maxixe e que perdeu a vida no acidente de viação que envolveu a equipa Wane Pone) tem a capacidade para albergar 2500 espectadores e a requalificação permitiu a colocação de cadeiras plásticas nas bancadas, a implantação de um novo relvado sintético, a construção de balneários para as equipas envolvidas no jogo, sanitários públicos, uma tribuna e um bloco administrativo para o funcionamento da Associação Provincial de Futebol de Inhambane.
Daniel Chapo desejou que a infraestrutura requalificada possa contribuir para desenvolvimento do desporto na província de Inhambane, transformando-se num centro de convergência entre os praticantes do futebol ao nível da província de Inhambane.
Por seu turno, Feizal Sidat revelou que esta é a primeira de várias inaugurações de campos de futebol requalificados em várias províncias do país, prevendo-se para breve cerimónias idênticas nas províncias de Gaza e Manica, cujas obras estão já em fase conclusiva.
Para as obras de requalificação do Campo Municipal da Maxixe foram investidos 45 milhões de Meticais que foram desembolsados na totalidade pela FIFA, ao abrigo do seu programa de desenvolvimento do futebol mundial, FIFA FORWARD.
45 MIL BOLAS PARA FORMAÇÃO NAS ESCOLAS
A margem da cerimónia de reinauguração do Campo Municipal da Maxixe, a Federação Moçambicana de Futebol procedeu ao lançamento do projecto FIFA Football For Schools (F4S) uma iniciativa que perspectiva apoiar a prática de futebol nas escolas do país.
Para o efeito, serão distribuídas 45 mil bolas de futebol pelos 154 distritos do país e segundo o Director Técnico da FMF, Arnaldo Salvado, a iniciativa vai abranger petizes dos 5 aos 14 anos de idade, num programa que também prevê a formação de professores de educação física que vão estar envolvidos na formação e descoberta de novos talentos para a modalidade.
Em cada distrito do país serão distribuídas entre duas a três mil bolas, dependendo da dimensão de cada um, sendo que o Director Técnico da FMF está esperançoso que a iniciativa possa contribuir para a descoberta de novos talentos que num futuro breve integrem as selecções nacionais de futebol desde as categorias de formação aos seniores.
O F4S é um programa da FIFA, em colaboração com a UNESCO, que visa contribuir para a educação, desenvolvimento e capacitação de cerca de 700 milhões de crianças enquanto busca tornar o futebol mais acessível às crianças de todo o mundo.
O programa foi projectado para promover habilidades e competências específicas para a vida por meio do futebol e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e outras prioridades incorporando actividades de futebol no sistema educacional. (LANCEMZ)