desporto mocambicano

Inaugurado Complexo Desportivo no bairro da Coop para prática de padel e fut 7

  • 934

O Secretário de Estado do Desporto, Gilberto Mendes, foi o convidado especial no evento da inauguração oficial do Complexo Desportivo da Coop, realizado na tarde desta quarta-feira, 11 de Setembro. Play Padel Coop é o nome atribuído a estrutura localizada no bairro da Coop, com capacidade para prática do Padel, Futebol 7 e Ginástica ao Ar Livre.

 

Por Artur Manhique e Jonas (Fotos) 

 

Esta inauguração marca uma nova era para o espaço que anteriormente se apresentava inóspito e inseguro para os moradores do Bairro da Coop, na capital do país. 

 

Na ocasião, o secretário de Estado do Desporto, congratulou a implementação do projecto, que, segundo ele, vem agregar valor à comunidade e incentivar a prática do desporto para a saúde.

 

“Quando os investidores deste projecto manifestaram a ideia de transformar o antigo campinho daqui do bairro da Coop, pareceu-nos sempre ser uma ideia que, ao concretizar-se, iria servir muito bem à comunidade, porque acabava com o crime aqui nas redondezas, mas, acima de tudo, punha à disposição da cidade um espaço lúdico, um espaço para o desporto, um espaço para a saúde”, disse Gilberto Mendes, acrescentando ainda que “hoje podemos testemunhar isso, o investimento que foi feito é espetacular, temos aqui infraestruturas de grande nível”.

 

CAMPO PARA JOGOS OFICIAIS DE FUT 7 

 

Shafee Sidat, edil do Conselho Municipal de Marracuene e um dos mentores do projecto, destacou que o complexo vem maximizar o aproveitamento do espaço que vinha sendo inutilizado.

 

“Há mais de 20 anos que vivia na Coop e sempre vi este espaço mal usado, e fui sempre pressionando a Coop para ver se conseguíamos maximizar o uso deste espaço, e recentemente, recebi uma resposta positiva e com eles fiz um acordo, um contrato de uso e maximização deste espaço, e foi com base nisso que firmamos este contrato e fizemos este projecto desportivo que é para durar”, compartilhou Sidat.

 

Com um histórico de passagem pelo desporto moçambicano, concretamente na presidência da Federação Moçambicana de Atletismo, Shafee Sidat compartilhou que tem explorado a possibilidade do Complexo acolher provas de Futebol 7.

 

“Já falamos com os organizadores da Liga 7 para trazer o projecto aqui, só estamos à espera da nova relva chegar, logo após a chegada nós vamos sim fazer, porque eu sei que o Moçambique vai participar no campeonato do mundo de futebol 7 e não há campos com as dimensões, este será, se calhar, um dos únicos campos com as dimensões de futebol 7”, disse o presidente do Município da Vila de Marracuene.

 

INVESTIDOS 20 MILHÕES DE METICAIS

 

Além de proporcionar momentos de lazer e bem-estar, o projecto vem impulsionar a prática do Padel em Moçambique, segundo explicou João Henriques, responsável pela Play Padel, instituição que fez o investimento na ordem dos 20 milhões de Meticais.

 

“Este investimento significou um desenvolvimento a nível socioeconómico do clube, ou seja, é um desenvolvimento a nível do desporto, a nível da sociedade, em que conseguimos captar e dinamizar mais jovens ao desporto. Esta modalidade é muito recente em Moçambique, não temos ainda uma grande quantidade de participantes. Temos vindo a ganhar espaço e mais adeptos”, explicou João Henriques.

 

Apesar de possuir alguns aspectos em comuns com o ténis, o Padel é uma modalidade que vem ganhando popularidade e é geralmente praticada em duplas, num campo fechado, que possui paredes que podem ser utilizadas como parte do jogo. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .