desporto mocambicano

Haverá tomba gigantes nos oitavos da Taça de Moçambique?

  • 1675

Clubes candidatos ao título na Taça de Moçambique como Ferroviário de Maputo (vencedor da edição 2024), Black Bulls (detentor do título do Moçambola 2024) e Costa do Sol (com maior número de taças no futebol nacional) vão enfrentar adversários menor cotadas nos oitavos de final, nomeadamente a AD de Vilankulo, Ferroviário de Gaza e Incomáti de Xinavane. É caso para perguntar: este fim-de-semana haverá espaço para tomba gigante nos ‘oitavos’ da Taça?

 

Por Redacção LanceMZ

 

É tradição na Taça de Moçambique clubes pequenos se encherem de inspiração para derrubarem os principais candidatos à conquista do troféu, sobretudo quando os colossos se deslocam à casa das formações que apenas procuram dar o melhor de si nesta competição, tornando as partidas numa verdadeira festa do futebol.

 

Por isso, as atenções estarão voltadas para as três partidas acima mencionadas em que antevê dificuldades para os clubes que tem no seu objectivo a conquista desta prova que foi antecipada para dar lugar a demora no início do Moçambola, sendo que os jogos ainda estão a ser disputados no ritmo de pré-época.   

 

FERROVIÁRIO COM DESLOCAÇÃO DIFÍCIL  

 

O detentor da Taça de Moçambique, o Ferroviário de Maputo tem uma deslocação difícil à casa emprestada da Associação Desportiva de Vilanculos, no encontro que vai envolver duas equipas que vão militar no Moçambola 2024.

O Ferroviário de Maputo vem de uma pré-época em que registou resultados encorajadores, a começar pela conquista da Supertaça Mário Coluna Jogabets, seguindo-se o triunfo da Liga Jogabets 2025, que marcou a abertura da época na Cidade de Maputo. Na anterior etapa da Taça de Moçambique os “locomotivas” da capital do país derrotaram a União Desportiva do Zimpeto, por 3-0, com os golos a serem apontados por Hélio na própria baliza (18'), sendo que Elias Macamo ( 31' e 56') facturou para os "locomotivas".

 

Já a AD Vilankulo chegou a esta etapa da prova após derrotar a turma do Bila Shopping por 1-0 na final da fase provincial da Taça de Moçambique.

 

O jogo agendado para o Campo Municipal da Maxixe, na tarde de sábado, terá arbitragem vinda de Sofala  de Artur Alfinar, auxiliado por Raimundo Tabular  e Arsénio Raiva, com Eugénio Nhatave (de Inhambane) a ser o quarto árbitro.  

 

CAMPEÃO EM GAZA E COSTA DO SOL EM CASA

 

Por seu turno, o campeão em título no Moçambola, a Associação Black Bulls vai deslocar-se ao Municipal de Xai-Xai para defrontar a equipa do Ferroviário de Gaza, num encontro que colocará frente-a-frente duas equipas de escalões e ambições diferentes do futebol moçambicano.

 

Depois de chegar a esta etapa, os “locomotivas” de Xai-Xai usaram as suas redes sociais para lançar um aviso aos “touros” de que não terão vida facilitada em Gaza. Na anterior ronda o Ferroviário de Gaza eliminou as Águias Especiais da mesma província ao vencer por duas bolas a uma.  

 

A equipa de Hélder Duarte desloca-se a Xai-xai depois de na ronda anterior ter eliminado a formação do Matchedje de Maputo, ao vencer por 3-0, com golos de Ayuba e Chamito que bisou na partida.   

 

O jogo terá a arbitragem vinda de Inhambane chefiada por Andilo Jafar, que será auxiliado por Inocêncio Lourenço e Fernando Tauzane, enquanto que Eduardo Chissano da Comissão Provincial de Árbitros de Futebol de Gaza assumirá a tarefa de quarto árbitro.

 

Na cidade de Maputo o Costa do Sol terá uma missão aparentemente fácil auqndo na tarde de domingo receber a turma do Incomáti de Xinavane que milita na divisão secundária, concretamente, no provincial de Maputo. Os “canarinhos” chegam a este jogo depois de terem afastado o Ferroviário das Mahotas, ao vencer por 2-0, após um  bis de Loyd.

 

O jogo marcado para a tarde de domingo, 4 de Maio, terá a arbitragem de Maria Mabote, da cidade Maputo, auxiliado por Arsénio Marengule e Zacarias Baloi, todos da província de Maputo, e Filimão Correia da capital do país será o quarto árbitro.

 

MAXAQUENE MEDE FORÇAS COM DESPORTIVO DA MATOLA

 

Após eliminar o Bila Shopping de Inhambane ao vencer por 1-0 com golo de Palhaço no play-off de acesso aos oitavos-de-final, o histórico Clube Desportos da Maxaquene vai enfrentar a equipa do Desportivo da Matola que na partida de acesso à fase regional eliminou o Desportivo Maputo ao vencer por 3-1.

 

O jogo terá lugar na tarde de sábado no campo 2 da Black Bulls e terá a arbitragem de Simões Guambe, auxiliado por Venestancio Cossa e Mércio Marcaringue, com dique Muxanga a ser o quarto árbitro, sendo que todos são da cidade de Maputo. (LANCEMZ) 

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .