A selecção nacional de Futebol de Praia realizou, na tarde desta segunda-feira, 7 de Outubro, o último treino em território nacional antes de partir para Portugal, onde irá observar um estágio de preparação, tendo em vista a sua participação no Campeonato Africano de Nações de Futebol de Praia 2024, a ter lugar no Egipto.
Por Redacção LanceMZ
“Em princípio, seguimos amanhã, vamos ficar lá por 8 dias, e já temos um plano estabelecido. Estão previstos dois jogos de treino que serão no domingo e na segunda-feira. Quanto aos adversários, ainda estão por confirmar, mas poderá ser o Braga”, explicou o selecionador nacional.
Inserida no Grupo B, juntamente com o Senegal, Malawi e Mauritânia, a selecção nacional fará sua estreia diante da congénere do Malawi no dia 20 de Outubro, numa competição que irá decorrer de 19 a 26 do mesmo mês.
VEJA O TREINO NO NOSSO YOUTUBE
Segundo Saidate Moveia, selecionador nacional, os “Guerreiros da Praia”, como é conhecida a selecção moçambicana de Futebol de Praia, têm-se preparado com base nos adversários que irão enfrentar na fase de grupos.
"Já conhecemos o sorteio, e com isso, além de seguir o plano de treino habitual, começamos a treinar de acordo com os pontos fortes e fracos dos adversários. Neste momento, estamos focados no Malawi, que já conhecemos e enfrentamos no Torneio COSAFA. Também estamos a estudar a Mauritânia, que é uma equipa nova, em ascensão e com uma federação que tem feito um excelente trabalho, além do Senegal”, explicou Moveia.
Depois de Dakar 2021 e Vilankulo 2022, está será a terceira participação consecutiva de Moçambique no CAN da modalidade e Moveia, garantiu que Moçambique vai para a competição com o objectivo de competir.
“Moçambique é uma potência e temos a responsabilidade de manter-nos entre a elite da modalidade em África. Vamos para competir, mas estamos focados, primeiramente, no jogo de estreia”, referiu.
Por outro lado, os jogadores Ângelo Tomás e Júlio Manjate, conhecido como Arroz, mostraram-se confiantes para uma boa prestação da selecção no CAN2024.
“A expectativa é a mesma de sempre: representar o país da melhor forma possível. Somos os melhores de África e temos demonstrado isso em cada competição em que participamos”, disse Ângelo Tomás.
“O trabalho determinará o resultado, mas estamos a trabalhar para vencer. Para mim, não há adversário forte ou fraco, todos estão lá por mérito próprio, por isso vamos dar o nosso máximo para levar Moçambique adiante”, reforçou Arroz.
Após enfrentar o Malawi na jornada inaugural, Moçambique jogará contra a Mauritânia na segunda jornada e encerrará a fase de grupos frente ao Senegal. (LANCEMZ)