A pugilista moçambicana Rady Gramane saiu derrotada pela nigeriana Patrícia Mbata, no combate inserido na milionária Noite de Campeões que teve lugar no sábado, 17 de Agosto, e que foi organizada pela Federação Internacional de Boxe – IBA, na sua designação em inglês. Apesar da derrota, Gramane encaixou no mínimo o prémio de 5 mil dólares americanos (cerca de 325 mil Meticais) oferecidos pela organização só pela presença.
Por Redacção LanceMZ
Na luta de abertura da mediática noite, a nigeriana Patricia Mbata, radicada em Londres, gerente de projetos em construção, enganou a bicampeã africana, a moçambicano Rady Gramane e conquistou sua segunda vitória consecutiva na sua terceira luta contra a canhota Gramane, que também é medalha de bronze no Campeonato Mundial de 2022 em Istambul.
Tendo feito a sua estreia internacional pela Nigéria no ano passado no Campeonato Africano em Yaoundé, Camarões, Mbata foi eliminada por Gramane, que conquistou o ouro e manteve o título dos médios conquistado no torneio de 2022 em Maputo.
Mbata vingou-se da derrota nas meias-finais dos Jogos Africanos deste ano em Accra, no Gana, e conquistou a sua primeira medalha de ouro. Mbata estava nas nuvens após a segunda vitória consecutiva sobre Gramane, segundo manifestou em entreista ao site oficial da IBA.
“Estou muito animada por vencer a Rady Gramane novamente e também lutar boxe com luvas de 250 gramas sem capacete pela primeira vez”, disse Mbata após a luta de seis rounds. ‘Eu estava totalmente preparada para a luta, aliás, nem acreditei quando terminaram os seis assaltos porque ainda tinha muita gasolina no tanque. A minha vitória deu-me mais confiança e mostra que estou a progredir bem desde que ingressei na selecção da Nigéria no ano passado.’
PATRICK CHINYEMBA FOI A ATRACÇÃO
O jovem pugilista da Zâmbia, Patrick 'Baddo' Chinyemba, conquistou o título peso-mosca africano da IBA por meio de uma vitória por nocaute técnico no quarto round sobre Theophilus 'Lopez' Allotey, de Gana, no primeiro combate da Noite dos Campeões da IBA realizado no continente Africano, no salão do Museu Adwa, em Adis Abeba , Etiópia na noite de sábado, 17 de Agosto.
Allotey, aparentemente incapaz de resistir aos golpes corporais que esgotam a energia de Chinyemba, visitou a tela em três ocasiões. O árbitro fez a contagem para Allotey que foi para o seu canto apontando com as luvas a secção abaixo da cintura, sinalizando aos seus apoiadores que Chinyemba o havia acertado com um golpe baixo. O zambiano deve ter tratado a reclamação de Allotey como uma grande piada enquanto olhava para o seu canto e sorria, obviamente sem acreditar que havia acertado Allotey abaixo da cintura.
O árbitro então dispensou a vitória por nocaute técnico para Chinyemba, aparentemente não convencido pelo soco imaginário de Allotey de Chinyemba, que foi aplaudido ruidosamente pela casa lotada enquanto dançava para comemorar sua merecida vitória.
Esta é a segunda vitória do pugilista zambiano na Noite dos Campeões da IBA e, até agora, ele é o único africano duas vezes vencedor na prestigiada série organizada no formato de boxe profissional. A sua primeira vitória foi no ano passado em Dushanbe, capital do Tadjiquistão, onde derrotou o russo Artur Nagapetian em uma luta de seis rounds no peso mosca.
No outro combate Yusuf Changalawe, conseguiu uma vitória dividida por 2 a 1 sobre o campeão meio-pesado dos Jogos Africanos da RD Congo, Peter Pita Kabeji, em seu terceiro encontro. Kabeji derrotou Changalawe duas vezes este ano, primeiro nas semifinais dos Jogos Africanos em Accra, Gana, e no torneio inaugural da Mandela Africa Boxing Cup em Durban, na África do Sul. Kabeji, portanto, entrou no ringue como favorito, mas o boxeador tanzaniano mudou a maré para conquistar a vitória, que foi muito disputada por Kabeji e seus treinadores.
Apesar de receber o apoio maciço da torcida local, dois boxeadores etíopes, o peso leve Abubeker Sefan e o medalhista de bronze dos médios dos Jogos Africanos, Temesgen Mitiku, foram derrotados de forma justa. Sefan perdeu para o campeão dos Jogos Africanos de Gana e medalhista de prata nos Jogos da Commonwealth, Joseph Commey, que o derrotou por 3 a 0 em uma luta unilateral que fez Sefan recuar durante a maior parte da luta, com Commey perseguindo-o. Foi apenas no segundo round que Sefan arrasou Commey com combinações rápidas, recebendo fortes aplausos dos torcedores etíopes. A maioria deles se levantou torcendo pelo ‘homeboy’, mas seu ataque durou pouco, pois Commey voltou a dominar completamente Sefan.
Em outras lutas de apoio - todas de peso mínimo - que envolveram pugilistas de fora da África, o medalhista de bronze do Campeonato Mundial da Rússia teve um desempenho refinado para superar por unanimidade o mexicano Daniel Valladeraz, enquanto Temirtas Zhussupov do Cazaquistão comemorou uma vitória sobre Nodirjon Mirzakhmedov do Uzbequistão.
No geral, foi uma noite maravilhosa de boxe de alta qualidade com o orgulhoso Presidente da Confederação Africana de Boxe (AFBC), Eyassu Wossen, agradecendo à Associação Internacional de Boxe por trazer o boxe da Noite dos Campeões para a África pela primeira vez.
‘Estamos muito gratos pelo gesto marcante do IBA em realizar as primeiras lutas da Noite dos Campeões em África, foi um momento histórico no boxe africano, a organização foi fantástica. Esperamos que a IBA seja palco das próximas lutas da Noite dos Campeões no Zimbabwe”, disse Wossen. (LANCEMZ)