O futebolista internacional moçambicano Geny Catamo foi o eleito pelo LanceMZ como o atleta do ano 2024, pois o Mamba destacou-se no ano a findar pelo Sporting, onde se sagrou campeão da I Liga Portuguesa na temporada 2023/24, e ajudou os “Mambas”, a qualificarem-se para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2025 a ter lugar no Marrocos.
Por Redacção LanceMZ
Pesaram para esta distinção o contributo notável que teve para a conquista do título de campeão português pelo Sporting de Lisboa e pelo seu brilhante desempenho ao serviço da Selecção Nacional, a começar pela participação de Moçambique no CAN-2023, que teve lugar no início deste ano na Costa do Marfim.
O extremo foi uma das figuras de destaque na equipa liderada por Chiquinho Conde, começando a ganhar o estatuto de jogador mais influente nas movimentações ofensivas dos Mambas, algo consubstanciado com os golos que tem marcado.
No ano de 2024, Catamo marcou 4 golos e fez 3 assistências em 11 jogos disputados pela selecção nacional de futebol. O primeiro golo de Geny no presente ano ao serviço dos Mambas aconteceu contra o Gana, num empate 2-2 no Campeonato Africano das Nações CAN-2023, marcado de pênalti.
O segundo golo surgiu contra a Guiné Conacri, numa vitória pelo magro resultado de uma bola a zero, em partida realizada em Casablanca, no Marrocos, a contar para o Grupo J de qualificação ao Campeonato do Mundo de 2026, a ter lugar nos Estados Unidos, Canadá e México.
A veia goleadora de Geny voltou a estar em evidência na bem-sucedida fase de qualificação ao CAN-2025, pois o extremo marcou contra o Mali, numa partida realizada fora de portas, concretamente Bamako e que terminou empatada em 1-1.
O quarto e último golo de Geny Catamo pelos Mambas teve lugar numa partida contra o Eswatini que culminou com uma vitória de Moçambique por 3-0, na quarta jornada da fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações de 2025.
GOLEADOR TAMBÉM NO SPORTING
Dos jogadores moçambicanos que militam no estrangeiro, Geny Catamo foi o que teve o ano em cheio, pois a meio de 2024 sagrou-se Campeão Nacional em Portugal, pelo Sporting, tendo sido um dos jogadores mais influentes da equipa então orientada por Ruben Amorim.
No percurso que levou os “leões” ao título português o destaque vai para os dois golos marcados ao Benfica em Abril de 2024 por 2-1, na vitória que foi determinante para a conquista do título.
Este ano o moçambicano voltou a mostrar ser especialista em marcar em dérbis lisboetas, tendo neste domingo, 29 de Dezembro, marcado o único golo que deu a vitória ao Sporting por 1-0 e que levou a turma de Alvalade para o topo da classificação da Liga Portuguesa. Catamo juntou a esse golo o título de Homem do Jogo.
Antes do duelo com o Benfica, Geny Catamo já havia marcado em duas partidas, concretamente frente ao Estoril Praia (3-0), a 27 de Setembro e na soberba vitória por 2-0 sobre o FC Porto em jogo também da Liga Portuguesa realizado a 31 de Agosto.
PRIMEIRO MOÇAMBICANO A MARCAR NA LIGA DOS CAMPEÕES
No ano de 2024, Geny Catamo tornou-se no primeiro moçambicano de sempre a marcar num jogo da Liga dos Campeões Europeus, fazendo história para o futebol nacional. O facto aconteceu na derrota por duas bolas a uma na partida que o Sporting realizou e perdeu na casa do diante do Club Brugge, na sexta jornada da prova milionária.
Com a estreia de um jogador oriundo de Moçambique a marcar, já marcaram na Champions League, desde a sua edição inaugural, jogadores de 107 nacionalidades diferentes.
Estes e outros factores levaram a equipa do LanceMZ a eleger Geny Catamo, de 23 anos, como o Atleta do Ano de 2024. (LANCEMZ)