desporto mocambicano

Gémeos Matos na pré-convocatória para a qualificação ao AfroCan 2023 a decorrer em Bulawayo

  • 487

A selecção nacional de basquetebol sénior masculina inicia esta terça-feira, 16 de Janeiro, com a sua preparação rumo a fase de qualificação ao AfroCan – Campeonato Africano das Nações destinados aos clubes que actuam localmente que e que terá lugar entre os dias 20 e 28 de Fevereiro em Bulawayo, no Zimbabwe. O Seleccionador Nacional, Milagre Macome, convocou 20 jogadores para esta operação com destaque para os gémeos Pio e Augusto Matos que o ano passado voltaram ao activo representando a equipa da sua cidade natal, o Sporting de Quelimane.

Dos leões da Zambézia que terminaram na terceira posição da edição 2022 da Liga Moçambicana de Basquetebol foi convocado o jogador Tomás Maquile que pela primeira vez é chamado aos trabalhos do combinado nacional sénior masculino.

Da lista dos 20 pré-seleccionados o Costa do Sol fornece o maior número de atletas chamados, sendo seis, seguido pelo bicampeão nacional e representante do país na fase final da Basketball África League, e Ferroviário da Beira, que contribuiu com cinco jogadores.

Tal como o Sporting de Quelimane, o Ferroviário de Maputo e o Maxaquene contribuem com três jogadores cada um para os trabalhos do combinado nacional que prevê realizar 42 unidades de treino, de campo e no ginásio, estando previsto a realização de jogos de controlo antes da participação na fase de qualificação no Zimbabwe.

Para o AFROCAN a FIBA-África deu a conhecer que estão já qualificadas as selecções da República Democrática do Congo (Campeão), Quénia (vice-campeão), Angola (ter- ceiro classificado) e Marrocos (quarto lugar) em virtude de terem chegado às meias-finais da edição 2019.

Angola, Egipto e Mali são as três candidatas para acolher a fase final da prova, sendo que a decisão deverá ser tomada em Fevereiro, após os três países melhorarem as suas propostas de candidatura para acolher a prova.

Refira-se que a última vez em que a selecção sénior masculina esteve em actividade foi entre os dias 17 e 19 de Junho de 2022, no qual participou num torneio quadrangular que teve lugar na cidade de benguela e que contou as selecções de Angola (A e B) e Cabo Verde, no âmbito da preparação das mesmas para a Janela de Qualificação ao Mundial 2023. (LANCEMZ)

 CONVOCATÓRIA SELECÇÃO MASCULINA

JOGADOR                               CLUBE

Helton Ubisse -

Ferroviário da Beira

Esmael Noormomade -

Ferroviário de Beira

Aiade Munguambe

Ferroviário da Beira

Ermelindo Novela

Ferroviário da Beira

Elves Houana

Ferroviário da Beira

Egídio Zandamela

Costa do Sol

Danilo Cumbe

Costa do Sol

Nilton Seifane

Costa do Sol

Ivan Machava

Costa do Sol

Francisco Braga

Costa do Sol

Asmilton Ribeiro

Costa do Sol

Pio Augusto Matos

Sporting de Quelimane

Augusto Matos

Sporting de Quelimane

Tomás Maquile

Sporting de Quelimane

Baggio Chimonzo

Ferroviário de Maputo

Hugo Martins

Ferroviário de Maputo

Edson Chavana

Ferroviário de Maputo

Ronaldo Geneto

Maxaquene

Turdevales Nhantumbo

Maxaquene

Calus Pascual Zualo

Maxaquene

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .