Um total de 20 árbitros receberam insígnias como ‘internacional’ atribuídas pela FIFA. Ao todo são seis árbitros de centro e sete assistentes para o futebol de 11 que receberam as insígnias internacionais e que estão habilitados a arbitrar os jogos por esta áfrica fora e não só.
Um dos destaques é a ascensão de Cacilda Fernando, da província do Niassa, que tem vindo a destacar na arbitragem do futebol feminino.
Para Francisco Machel, ter árbitros internacionais moçambicanos a receberem insígnias da FIFA é um grande orgulho para a comissão que gere a arbitragem nacional e espera que esse orgulho seja demonstrado dentro do campo.
"É um grande orgulho que nós temos como a CNAF, e, neste âmbito em que nós estamos apenas aqui a entregar as insígnias aos árbitros internacionais que nós temos aqui em Moçambique. Temos dois novos, uma é mulher, árbitra central, de Lichinga. Portanto, isso representa um orgulho para o país", considerou Machel.
Eis a lista dos árbitros que receberam as insígnias:
ÁRBITROS DE CENTRO – FUTEBOL 11 (6): Celso Armindo Alvação, Alfinar Artur, Wilson Muianga, Simões Guambe, Calcida Fernando e Ema Novo.
ÁRBITROS ASSISTENTES – FUTEBOL 11 (7): Arsénio Maringule, Zacarias Baloi, Venestâncio Cossa, Teófilo Mungoi, Olívio Adriano Saimon, Olinda Couana e Roda Mondlane.
ÁRBITROS DE FUTSAL (4): Hilário Vicente Armando, Matendene Santos Mahumana, Lúcio Adriano Namaroi e Alberto Júlio Pimo
ÁRBITRO FUTEBOL DE PRAIA (3): Angelo Almeida Nguenha, Dique Salvador Muxanga e Jone Armindo