desporto mocambicano

FMF sem dinheiro coloca Mambas de férias na Data-FIFA de Março 2024

  • 1123

 A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) não recebeu nenhum convite muito menos conseguiu juntar meios financeiros para permitir que a selecção nacional de futebol, Mambas, estivesse em actividade na Data-FIFA deste mês de Março à semelhança dos seus adversários no Grupo G de qualificação ao Campeonato do Mundo de 2026.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Logo após a participação no Campeonato Africano das Nações – CAN’2023 que teve lugar na Costa do Marfim, o Presidente da FMF, Feizal Sidat, já havia avançado que os Mambas estariam de “férias” na presente Data-FIFA, visto o organismo que dirige não ter condições financeiras para movimentar o combinado nacional.

 

Na ocasião, Sidat deu conta que “em Março temos uma Data-FIFA, mas nós não vamos jogar. A menos que apareça um país que vai assumir com todas despesas, podemos jogar”. E o convite para realizar jogos neste período acabou por não aparecer e os elevados custos de movimentação dos Mambas ditaram que não houvesse jogos.

 

60 A 70 MIL USD POR JOGO

 

“Como tenho dito, os custos de movimentação de uma selecção nacional, quer para Guiné-Conacri, Zâmbia, Malawi ou outro país, ronda entre os 60 a 70 mil dólares, contando transporte, acomodação, treinos e outros aspectos”, explicou Feizal Sidat.

 

Assim sendo, o combinado nacional só voltará a estar em movimento no final do mês de Maio, aquando da realização do Torneio COSAFA, prova que está agendada para ter lugar entre os dias 22 de Maio e 2 de Junho, num país ainda por anunciar.

 

Depois seguir-se-á a realização dos jogos do Grupo G da fase de qualificação ao Mundial 2026, com jogos agendados para terem lugar entre os dias 3 e 10 de Junho, nomeadamente diante da Somália, em casa, e com a Guiné-Conacri, neste último, para a terceira e quarta jornadas de qualificação ao Mundial 2026.

Recorde-se que os Mambas já disputaram dois jogos de qualificação ao Mundial 2026, que terá lugar nos Estados Unidos da América, México e Canadá, diante do Botswana e Argélia, tendo somado uma vitória (3-2 em Gaborone) e uma derrota (2-0 em Maputo).

MAMBAS FORA DO PROJECTO FIFA SERIES

Os Mambas estarão fora do projecto FIFA Series um projecto desenhado pelo organismo máximo do futebol mundial, que consiste na organização de jogos amigáveis entre selecções de diferentes continentes. O evento, destinado para associações nacionais de futebol que têm menos recursos e enfrentam dificuldades para marcar amistosos arrancou neste mês de Março e Moçambique estará de fora da iniciativa na qual a Fifa vai cobrir os custos de viagens destas equipes e com a organização dos jogos.

Os adversários de Moçambique nesta etapa de apuramento estarão todos em movimento nesta Data-FIFA, com a Somália a enfrentar a eSwatine para a ronda preliminar de qualificação ao CAN-2025.

A Guiné Conacri está a participar no FIFA Series que tem lugar na Arábia Saudita envolvendo as selecções das Bermudas (Concacaf), Brunei Darussalam (AFC) e Vanuatu (OFC), enquanto que Argélia acolhe outra série que envolve as selecções da Bolívia, Andorra e África do Sul.

O Uganda tem agendado para a próxima terça-feira, 26 de Março, um amigável com Uganda, enquanto que o Botswana prevê realizar jogos com o Ruanda e o Burundi, que terão lugar no Madagáscar. (LANCEMZ)

 

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .