desporto mocambicano

FMF promove formação de treinadoras de salto alto

  • 467

 

 

Um total de 35 candidatas a treinadoras de futebol estão a beneficiar de formação oferecida pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF) sob chancela da Confederação Africana de Futebol (CAF). São treinadoras de salto alto que buscam adquirir conhecimentos e competências para que possam dominar a modalidade ainda considerada por muitos como tendo rosto masculino.

Por Redacção LanceMZ 

Ao todo serão 20 dias em que as formandas vão beneficiar de aulas teóricas e práticas, para que no final possam adquirir o Nível D da CAF e possam orientar equipas nos escalões de formação do futebol feminino e não só, como assegurou Arnaldo Salvado, Director Técnico da FMF. 

VEJA NO NOSSO YOUTUBE

”O objetivo é dar os conhecimentos básicos para o treino da criança, que vocês irão com certeza ter a oportunidade de aprender. Felizmente, algumas de vocês também frequentam escolas técnicas da área de educação física, portanto, será mais fácil. Os nossos instrutores, neste caso, a instrutora principal que é a Sarah Simone e o professor Vitor Matine, estarão cá juntamente com outros instrutores de outras disciplinas para nos poder transmitir esses conhecimentos que vocês depois precisarão para o vosso futuro”, disse Arnaldo Salvado dirigindo-se as formandas.

 

Ao nível dos países africanos oficiais de língua portuguesa Moçambique  assume a dianteira na formação de treinadores a vários níveis, uma aposta da FMF para proporcionar o desenvolvimento e crescimento da modalidade com sustentabilidade, referiu Gervásio de Jesus, vice-presidente da FMF. 

 

“Moçambique, através da atual direção da federação, decidiu abraçar este projeto de formação de técnicos, consta do seu manifesto eleitoral e tem a tendência de organizar de forma efetiva a acção prática desta capacitação de técnicos desta modalidade. É necessário que haja, portanto, um caminho certo de modo que possamos, a curto, médio e longo prazo, atingir aquilo que se pretende passa pelo desenvolvimento e crescimento da modalidade”, referiu Gervásio de Jesus.

 

Victor Matine e Sarita Simone são os instrutores designados pela FMF para facilitar as sessões teóricas e práticas especialmente viradas para o futebol de iniciação para raparigas dos 6-12 anos de idade e um enfoque na figura do treinador educador preparado para conciliar os aspectos técnico-tácticos às dimensões intelectual, emocional, social, ambiental e moral da formação de jovens atletas. Sarita acredita que o curso é o ideal para fortalecer o futebol feminino no país. 

 

“Vamos dar tudo e vamos aprender uma com a outra e vamos nos apoiar. É isso que estava  a faltar no futebol feminino. O futebol feminino precisa disso, de mulheres que estejam à frente do treinamento do próprio futebol feminino. O treinamento do futebol feminino está a desenvolver a nível da região. Nós já estivemos no outro patamar, agora esperamos que com esse tipo de formação mais treinadoras para o futebol feminino aparecerão”, disse Sarita Simone.

 

As formandas esperam tirar o maior proveito desta formação e entrar na rota das treinadoras de futebol que ainda escasseiam no país. 


“É uma oportunidade única, primeiro, e segundo porque é interessante lidar com, é o foco, lidar com crianças, futebol, de forma que o nosso futebol feminino possa crescer e quebrar qualquer tabu que possa existir sobre futebol e a mulher”, considerou Rebeca Matavele uma das formandas enquanto Clésio Sineque disse que “na verdade é por ser uma oportunidade única, porque permite poder contribuir para o nosso futebol feminino”.

 

 

Em Moçambique apenas duas treinadoras têm o nível B, enquanto que perto de 15 têm o nível C da CAF, sendo que a FMF pretende promover a formação contínua das mesmas para que em breve possam, inclusive, assumir o comando técnico de um clube do primeiro escalão do futebol moçambicano. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .