desporto mocambicano

FMF pondera desistência do apuramento ao CHAN e manifestações obrigam adiamento da Gala FMF awards

  • 653

 

As manifestações que têm vindo a ganhar terreno em Moçambique, convocadas pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, em protesto aos resultados das eleições de 9 de Outubro, têm afectado quase todos os sectores e o desporto não fica de fora. Por conta dessa situação, a Federação Moçambicana de Futebol pondera desistir da eliminatória frente à Zâmbia que dará acesso à fase final do Campeonato Africano das Nações Interno – CHAN 2025 que vai ter lugar no Quénia, Uganda e Tanzânia.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Depois de ter ameaçado a realização do jogo Moçambique - Mali referente a quinta jornada da qualificação ao CAN Marrocos 2025, as manifestações estão a colocar em causa a realização do jogo da primeira mão que está marcado para ter lugar entre os dias disputada entre os dias 20 a 22 de Dezembro, no Estádio Nacional do Zimpeto, e, entre os dias 27 e 29 do mesmo mês, os Mambas deslocam-se para a Zâmbia para o encontro da segunda mão.

 

O organismo máximo do futebol moçambicano deverá tomar uma decisão sobre esta possibilidade nos próximos dias, por forma a comunicar a Confederação Africana de Futebol o seu posicionamento final em relação a esta participação.

 

O seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, aguarda por esta decisão, visto pretende realizar um estágio em preparação a esta participação, sendo que a espinha dorsal da convocatória será composta por parte dos jogadores que actuam localmente que estiveram envolvidos na eliminatória bem-sucedida de qualificação ao CAN-2025, a ter lugar no Marrocos.

 

“Eu acho que a base da seleção está aí, por exemplo nesta seleção temos normalmente 13 jogadores que são o habitué e que jogam no Moçambola e depois temos os outros que participaram no CHAN na Argélia, que estão em actividade e podem integrar a selecção nacional”, disse o seleccionador nacional.

 

ADIADA GALA FMF AWARDS

 

Entretanto, o organismo presidido por Feizal Sidat, anunciou o adiamento da segunda edição da FMF Awards, evento que inicialmente estava previsto para ter lugar a 3 de Dezembro, na cidade de Maputo. A Gala de Futebol, promovida pela Federação Moçambicano de Futebol e que premeia os agentes do desporto em particular do Futebol, que se destacaram em 2024.

 

A Federação Moçambicana de Futebol anunciou através de uma nota publicada nas suas redes sociais o adiamento da realização da Gala FMF Awards para uma data ainda por anunciar. Na origem do adiamento, está a instabilidade política que se vive no país, conforme diz a nota do organismo reitor do futebol nacional.

 

Através da Gala do Futebol a FMF pretende reconhecer jogadores, treinadores, árbitros e gestores que se destacaram durante o ano, valorizando o trabalho dos parceiros estratégicos e colaboradores que apoiam o crescimento do futebol no país.

 

NACIONAL DE FUTSAL CANCELADO

 

A insegurança associada às manifestações que se verificam em quase todo país é um dos motivos que levaram a Federação Moçambicana de Futebol a cancelar a realização do Campeonato Nacional de Futsal que estava marcado para ter lugar entre os dias 5 e 15 de Dezembro na cidade de Chimoio, província de Manica.

 

A FMF faz saber em comunicado que esta decisão foi tomada “após uma análise criteriosa das condições atuais que inviabilizam a realização do evento”, sendo que para além do o factor acima mencionado acrescenta-se “atrasos na conclusão das obras do recinto multiuso na Uni Púnguè e elevados custos de aluguer de instalações alternativas”.

 

No comunicado divulgado a 28 de Novembro, a “FMF lamenta profundamente o impacto desta decisão nos clubes, atletas, adeptos e demais envolvidos, e agradece pela compreensão diante desta circunstância extraordinária e alheia ao seu controlo, reiterando o compromisso de retomar as competições com responsabilidade e respeito pela segurança de todos.” (LANCEMZ

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .