A Federação Moçambicana de Basquetebol voltou a chamar a Comunicação So "/> A Federação Moçambicana de Basquetebol voltou a chamar a Comunicação So "/>
desporto mocambicano

FMB diz ainda não ter dinheiro, mas viagem da selecção está programada para 6ª feira

  • 415

A Federação Moçambicana de Basquetebol voltou a chamar a Comunicação Social para dar o ponto de situação da viagem da Selecção Nacional Sénior Feminina ao México, onde deverá participar na pré-qualificação ao Campeonato do Mundo de 2026, que vai decorrer na capital daquele país de 19 a 25 de Agosto corrente. Há quatro dias do início da prova, ainda não há certezas da deslocação da selecção, apesar de o Fundo de Promoção Desportiva, a FIBA e outras e entidades públicas e privadas terem assegurado o pagamento de parte das despesas.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Depois das noticias que davam conta que o combinado nacional deveria deixar o país esta sexta-feira, 16 de Agosto, Paulo Mazivila, Presidente da FMB,  deu conta que ainda não existem garantias financeiras para viabilizar a deslocação ao México, decorrendo esforços para encontrar o dinheiro para custear esta participação.

 

“Em poucas palavras, dizer que ainda não há fumo branco, contrariamente ao que se tem falado. Mas estamos num bom caminho. Na última conferência disse que estava a trabalhar juntos de parceiros e governo para sair deste imbróglio. Mas estamos a trabalhar com todas a entidades e  agradecer a HCB que está a trabalhar connosco e garantiu o apoio em mais ou menos 20% do valor que a FMB precisa. O nosso limite de partida é amanhã. Temos de estar no hotel reservado pela FIBA até sábado, visto que a prova arranca dia 19”, disse Paulo Mazivila.

 

A FMB refere que continua a fazer contactos junto de entidades do governo e não só por forma a viabilizar esta participação, sendo que desde o início da preparação Mazivila diz ter gasto 450 mil Meticais semanais em várias despesas relativas aos treinos do combinado nacional que trabalha há sensivelmente três meses.

 

“A FMB fez tudo o que podia fazer: tem um custo de 450 mil meticais por semana de toda a logística, desde o início dos treinos há mais de três meses. Por isso não se pode pôr em causa a credibilidade e a idoneidade da federação. Continuamos a trabalhar e estamos focados. Não vamos atirar a toalha ao chão. Temos estado a trabalhar nesta empreitada desde que tomamos posse. A selecção está motivada, não tem razões de queixa. Não é de bom tom neste momento trazer coisas que visam desmoralizar a selecção”, referiu o presidente da FMB.

 

FIBA E FPD APOIAM PARTICIPAÇÃO

 

Para este evento, a FIBA garante o pagamento da acomodação e alimentação a 18 elementos de cada delegação, para além de ter alocado a cifra de 10 mil Francos Suíços para o apoio a cada uma das federações cujas selecções estarão nesta etapa de qualificação.

 

Por outro lado, o Fundo de Promoção Desportiva assegurou o pagamento das despesas relativas as ajudas de custo para a delegação oficial que estará a representar o país neste evento. Apesar disso, Mazivila diz que há rubricas ainda por preencher, incluíndo as passagens aéreas.

 

“A Federação quando desenha um plano de viagem fá-lo tendo em conta várias rubricas como de medicamentos, passagens aéreas, equipamentos entre outras e neste preciso momento vamos eliminando as rubricas de acordo com aquilo que vamos conseguindo. Se a Secretaria de Estado nos informar que já conseguiu preencher algumas das rubricas nós vamos eliminando essas rubricas, pelo que será difícil dizer qual as despesas que já estão garantidas”, disse Mazivila.

 

VIAGEM AGENDADA PARA SEXTA-FEIRA

 

Mazivila afirmou que tem agendada a viagem da selecção para esta sexta-feira, 16 de Agosto, havendo a possibilidade de acontecer pelas 11 Horas ou então no período da tarde, desde que para tal se pague os bilhetes de avião já reservados, sendo que está acautelado o descanso tendo em conta que o primeiro jogo de Moçambique será no dia 20, frente a anfitriã selecção do México.

 

“A questão da viagem referir que tínhamos agendado uma partida antecipada que era para permitir a adaptação a altitude do México, mas infelizmente não conseguimos partir antecipadamente, mas a nossa sorte é que não competimos exactamente no dia 19, vamos competir no dia 20, o que já é muito bom porque temos pelo menos dois dias de descanso o que vai permitir a recuperação das próprias atletas, estamos com um bocadinho de sorte em relação a esse aspecto”, comentou Mazivila.

 

Refira-se que Moçambique está integrado no grupo que conta com o anfitrião México, Montenegro,  com quem joga a 22 se Agosto, e Nova Zelândia, selecção com a qual vai encerrar a fase de grupos a 23 deste mês. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .