A Missão Moçambique que representou o país nos XXII Jogos da Commonwealth que decorreram em Birmingham, no Reino Unido, "/> A Missão Moçambique que representou o país nos XXII Jogos da Commonwealth que decorreram em Birmingham, no Reino Unido, "/>
desporto mocambicano

Flores e mais flores, um passeio de mota pela cidade na recepção dos medalhistas de Birmingham

  • 72

A Missão Moçambique que representou o país nos XXII Jogos da Commonwealth que decorreram em Birmingham, no Reino Unido, chegou à cidade de Maputo na manhã desta quarta-feira. Na bagagem, a delegação moçambicano trouxe duas medalhas de prata, conquistadas por Rady Gramane e Tiago Muxanga, e uma de bronze, ganha por Alcinda Panguana, na modalidade de boxe.

 

Por Alfredo Júnior

 

A sua chegada e depois de ter sido entoado  hino nacional Pátria Amada, os membros da delegação foram  recebidos pelo Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, membros da Federação Moçambicana de Boxe, familiares e populares que não ficaram impávidos face a tamanha conquista dos atletas moçambicanos.

p

Tiago Muxanga foi o mais aclamado e até carregado aos ombros pela sua legião de admiradores. Não era para menos: aos 21 anos o pugilista teve uma estreia impressionante em provas intercontinentais, tendo sido apenas travado pelo boxeur Aidam Walsh que foi medalha de bronze da categoria de meio-médio, ou seja 67-71 kg, nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

 

Cada membro da Missão Moçambique recebeu abraços, beijos e flores como forma de agracia-los pela excelente representação por terras da sua majestade Rainha Isabel II, num acto que teve lugar à saída da zona das chegadas internacionais do Aeroporto de Mavalane.

 

Depois da calorosa recepção, os medalhistas e os demais membros da delegação fizeram uma passeata pelas principais artérias da cidade de Maputo, exibindo as medalhas conquistadas em Birmingham.

 

Rady Gramane e Tiago Muxanga exibiram as suas medalhas na boleia dos motoqueiros que fizeram a vénia aos atletas enquanto os demais saudavam os populares em carros que acompanharam a chegada.

 

O desfile foi desembocar nas escadarias do Conselho Municipal de Maputo aonde os membros da Missão Moçambique receberam mais flores das mãos do Vereador Silva Magaia, em representação do Presidente do Minicipio de Maputo, Eneas Comiche, que está ausente da capital.

 

Discursos de ocasião e de saudação ao desempenho dos atletas foram proferidos neste espaço também presenciado por familiares, amigos e, sobretudo, aficcionados do boxe moçambicano que acorreram a esta cerimónia de recepção ml  da comitiva, da qual também estiveram presentes membros do Comité Olímpico de Moçambique. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .