A FIBA-África acaba de alterar o horário do primeiro jogo entre Moçambique e a África do Sul das 19 Horas, para 21 Horas, segundo um comunicado enviados as duas federações envolvidas nesta eliminatória de acesso ao Grupo A de qualificação ao AfroBasket 2025, que está agendada para ter lugar esta sexta-feira e sábado, 23 e 24 de Fevereiro, na cidade de Maputo. Com efeito, o organismo máximo da bola-ao-cesto africano remarcou o primeiro jogo para que tenha lugar pelas 21 Horas e não 19 como previamente havia sido marcado pela Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB).
Por Alfredo Júnior
Questões logísticas foram apresentadas pela FIBA-África como justificação para esta alteração no horário da primeira partida desta eliminatória disputada no sistema de play-off à melhor de dois jogos. Vale referir que esta é a segunda alteração efectuada pela FIBA-África, tendo a primeira sido de uma semana devido a falta de inscrição de países para tomarem parte nesta pré-qualificação. Em relação ao horário do segundo jogo, a mesma fonte refere que permanece o mesmo.
O LanceMZ apurou que a alteração deve-se ao facto de o Comissário de Jogo e os árbitros escalados para esta partida apenas chegarem à capital moçambicana por volta das 18 Horas, ou seja, uma hora antes da inicialmente marcada para a realização da partida.
Por outro lado a selecção sul-africana é esperada na capital moçambicana na manhã desta sexta-feira, 23, depois de ter indicado que a sua vinda a Maputo deveria acontecer na tarde ou noite de quinta-feira, 22 de Fevereiro.
ARBITRAGEM DO EGIPTO, RUANDA E BOTSWANA
Entretanto, a FIBA-África já nomeou os oficiais que vão dirigir os jogos da pré-qualificação ao AfroBasket 2025, a começar pelo Paulo Madeira, Presidente da Zona VI, que vai dirigir a equipa que contará como comissário o ruandês Hamad Baligira.
Em relação ao quarteto de arbitragem foram nomeados os egípcios Amr Zahed e Selim M. Elsmenshewy, bem como o ruandês N’Shuti Didier Shema e a do Botswana vem a árbitra Dorothy Okatch.
Refere-se que tal como a equipa da África do Sul, a chegada destes oficiais à Maputo está prevista para a tarde desta sexta-feira, horas antes da realização do primeiro jogo da pré-qualificação ao Grupo A de Qualificação ao AfroBasket 2025. (LANCEMZ)