O Ferroviário de Maputo apurou-se para a final da Liga Moçambicana de Basquetebol Sénior Masculino ao derrotar o Ferroviário da Beira por 63-85 e ficou o resultado do play-off em 2-1, marcando encontro com o Costa do Sol na decisão da Liga Mozal que vai iniciar no próximo domingo, 17 de Dezembro, no pavilhão do Maxaquene, que será decidida a melhor de cinco jogos.
Por Alfredo Júnior e José Zangado (Foto)
Depois de ter perdido o jogo 2 por 49-81 e antes ter ganho o primeiro golo por 68-67, o Ferroviário de Maputo chegou ao terceiro jogo da meia-final com a lição bem estudada, apostando no lançamento exterior para desestruturar o esquema defensivo montado pelos detentores do título de campeões nacionais. Foi um autêntico festival de triplos em que os “locomotivas” da capital do país anotaram 16 em 31 tentativas, enquanto que os do Chiveve apenas marcaram 4 em 22 lançamentos dos 6,75 metros.
A turma orientada por João Mulungo começou a ganhar vantagem logo no primeiro quarto em que saiu a vencer por 17-25, para no segundo quarto a ser favorável para os pupilos de Luiz Lopes Hernandes que venceram por 16-15, chagando ao intervalo com o placar a assinalar 33-40, numa etapa em que Ermelindo Novela anotou 20 pontos (fechou o jogo com 25 pontos).
No terceiro quarto continuo o Ferroviário de Maputo na mó de cima, com Baggio Chimonzo (terminou o jogo com 16 pontos, 5 ressaltos e 5 assistências) a aparecer no jogo, enquanto que o canadense Jermel Kennedy (anotou 18 pontos e ganhou 5 ressaltos) tentou remar contra a maré, mas a equipa da capital do país terminou a etapa com o parcial de 17-20, colocando o resultado em 50-60.
Nos últimos dez minutos o Ferroviário de Maputo fez uma melhor gestão da vantagem que tinha e chegou aos 22 pontos quando o resultado ficou em 60-82, graças aos triplos de Stélio Rodrigues (que anotou 16 pontos e 4 ressaltos), enquanto que Inélcio Chire (marcou 11 pontos e 9 ressaltos), levando o Ferroviário de Maputo a uma vitória convincente por 63-85, acabando com a hegemonia dos “locomotivas” do Chiveve que durou três anos.
A final entre o Costa do Sol e o Ferroviário de Maputo terá início no próximo domingo, 17 de Dezembro, pelas 17:30 Horas, sendo que o jogo dois está marcado para a mesma hora de segunda-feira e o terceiro no dia seguinte, todos eles no pavilhão do Maxaquene, a catedral do basquetebol nacional. (LANCEMZ)