desporto mocambicano

Ferroviário, Costa do Sol e Interclube entram a vencer Taça dos Clubes Campeões Africanos

  • 236

 

O Interclube de Angola, o Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol entraram a vencer na primeira jornada da Taça dos Clubes Campeões Africanos que arrancou na tarde desta sexta-feira, 9 de Dezembro, no pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane e que vai prolongar-se até ao dia 17 do corrente ano.

 

Por Alfredo Júnior e FIBA.COM (Fotos)

 

Com efeito, na primeira partida da tarde, o Interclube de Angola não enfrentou grandes dificuldades para ultrapassar a formação do Kenya Port Authority que procurou acompanhar o ritmo das adversárias nos dois primeiros quartos ao intervalo já perdia por 46-31.

 

As cinco vezes campeãs africanas, entraram para esta partida com clara intenção de ultrapassar a equipa adversária que não teve argumentos para contrariar o melhor jogo ofensivo da equipa de Luanda que teve em Italee Lucas, como a melhor unidade, pois a norte-americana naturalizada angolana anotou 16 pontos, capturou 5 ressaltos, contribuindo para uma vitória tranquila das polícias por 76-50, 26 pontos que espelham as diferenças entre as duas equipas.

 

FERROVIÁRIO INICIA DEFESA DO TÍTULO COM VITÓRIA

 

Na segunda partida do dia, o Ferroviário de Maputo iniciou a defesa do título da melhor forma perante a jovem formação do APR do Ruanda que participa pela segunda vez nesta competição. Nasir Salé teve a oportunidade de estrear na sua equipa as duas norte-americanas, Chelsey Shumpert e Catlin Jenkin, que chegaram esta quinta-feira, 8 de Dezembro, à capital moçambicana e ainda estão a enturmar-se com as colegas moçambicanas.

 

Depois de um primeiro quarto equilibrado e que terminou com um ponto a separar as duas equipas (22-21), as “locomotivas” da capital do país puxaram dos seus galões de bicampeãs africanas e ao intervalo já venciam por 15 pontos de diferença, com o marcador a assinalar 46-31.

 

Na etapa complementar a equipa moçambicana superiorizou-se novamente perante umas adversárias que procuraram ao máximo criar dificuldades para a equipa da casa que tinha em Anabela Cossa (16 pontos) como uma das jogadoras mais certeiras nos lançamentos exteriores e que contribuiu que aos 30 minutos de jogo o resultado fosse de 61-39.

 

Com o jogo praticamente controlado, Nasir Salé foi dando minutos a todas jogadoras por forma a que a equipa esteve no mesmo ritmo e nível competitivo, daí que não foi de espantar a vitória por 78-45, com destaque para actuação de Odélia mafanela a experiente jogadora contribuiu com 16 pontos en3 ressaltos, com uma eficiência na casa dos 23.

 

COSTA DO SOL COM ESTREIA AUSPICIOSA

 

O Costa do Sol, equipa anfitriã da Taça dos Clubes Campeões Africanos também se estreou com vitória na competição, no jogo que disputou com a formação do CNSS da República Democrática do Congo que entrou para o jogo disposta a lutar pela vitória, daí que os primeiros instantes da contenda forma marcados pelo equilíbrio.

 

Naquela que era estreia absoluta das “canarinhas” numa prova africana, apesar de terem elementos com alguma experiência e títulos continentais, como é o caso do treinador Leonel Manhique e da jogadora Ingvild Mucauro (MVP da edição de 2019 da competição), as canarinhas foram assumindo os destinos da contenda e ao intervalo já venciam por dez pontos de diferença, com 36-26 a ser resultado que se registada no final desta etapa.

 

As campeãs nacionais foram crescendo na partida, apesar de uma boa reacção da equipa da República Democrática do Congo que procurou sempre acompanhar o ritmo das moçambicanas, que tiveram na jogadora Ingvild Mucauro como a mais desequilibradora, tendo anotado 15 pontos e ganho 8 ressaltos, sendo bem secundada por Nilza Chiziane que fez um duplo-duplo, contribuindo com 14 pontos e 10 ressaltos para a primeira vitória das “canarinhas” na prova por 69-51.

 

A segunda jornada da competição será disputada este sábado, a partir das 13 Horas com o jogo AS Ville do Dakar do Senegal - Sporting Club Alexandria do Egipto, sendo que pelas 15:30 Horas entrará em cena a turma do BBC Energie do Benini diante da formação do APR do Ruanda e o prato forte da noite será entre as formações do Interclube de Angola e o Costa do Sol, partida que terá lugar pelas 18:00 Horas e que servirá de primeiro teste às capacidades das duas equipas candidatas ao título. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .