O Ferroviário de Maputo não vai participar na fase de qualificação a  

O Ferroviário de Maputo não vai participar na fase de qualificação a

desporto mocambicano

Ferroviário não vai à qualificação para  African Women Basketball League e não dispensa trio desejado pelo Costa do Sol

  • 1087

 

O Ferroviário de Maputo não vai participar na fase de qualificação a  African Women Basketball League que vai ter lugar em Luanda, capital de Angola, de 6  a 12 de Novembro próximo. Mesmo assim, a Direcção “locomotiva” não anuiu com a pretenção do Costa do Sol em contar com o reforço das internacionais Odélia Mafanela (extremo/poste), Silvia Veloso (base) e Stefânia Chiziane (extremo) para atacar esta competição.

 

Por Alfredo Júnior

 

Com efeito, a ausência do Ferroviário de Maputo nesta fase de apuramento está relacionada com questões financeiras, segundo revelou uma fonte ligada aos “locomotivas” da capital do país.

 

Nem o facto de o Ferroviário de Maputo ser detentor de dois títulos de campeão africano de clubes em seniores femininos contribuiu para mobilizar apoios financeiros para viabilizar a presença da equipa orientada por Nasir Salé na prova qualificativa à primeira edição da African Women Basketball League que terá lugar no Egipto, de 8 a  17 de Dezembro.

 

Em relação à cedência por empréstimo das atletas Odélia Mafanela, Silvia Veloso e Stefânia Chiziane ao Costa do Sol, a nossa fonte justificou a nega pelo facto de a realização da fase de qualificação a realizar-se em Luanda coincidir com a realização da fase regular da Liga Moçambicana de Basquetebol - Liga Sasol que vai decorrer de 31 de Outubro a 15 de Novembro de 2023, na Cidade de Maputo, no Pavilhão do Maxaquene.

 

“Não seria prático dispensarmos as três atletas no meio de uma competição nacional que é importante para nós, visto que pretendemos resgatar o título de campeão”, disse a nossa fonte quando justificava a não cedência do trio para reforçar as “canarinhas”.

 

Refira-se que devido a participação do Costa do Sol na prova de Luanda, a Liga Moçambicana de Basquetebol pondera condicionar o início das meias-finais da competição, sendo que ainda não apresentou as prováveis datas de realização dessa importante etapa da liga que vai ditar o próximo campeão nacional da bola-ao-cesto em seniores femininos. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .