O Ferroviario de Maputo e o Costa do Sol vão a terceiro jogo para decidir o título de campeão da cidade de Maputo em basquetebol sénior feminino, na sequência da vitória das “locomotivas” por 67-64, no jogo 2 da final, igualando a série a uma vitória para cada lado, tendo em conta que as “canarinhas” venceram o primeiro jogo por 61-54. Assim, a decisão do título ficou adiada para a tarde deste domingo, 13 de Outubro, pelas 16 Horas, no Pavilhão do Deportivo Maputo.
Por Redacção LanceMZ
Depois da derrota no primeiro jogo Nasir Sale sabia que tinha que regenerar e colocar a suas jogadoras ao mais alto nível para a segunda partida da final perante um Costa do Sol que vinha de um desgaste físico devido a recuperação da desvantagem que culminou com a vitória no jogo 1 da final.
E as “locomotivas” entraram a todo vapor e alcançaram uma vantagem de 13 pontos, o Ferroviário terminou o primeiro quarto em vantagem de 13 pontos (10-23), graças a um trabalho defensivo mais acertivo que anulou as intenções das “canarinhas”.
No segundo quarto o Ferroviário de Maputo continuou eficiente no lançamentos exterior com Anabela Cossa acertar lançamentos triplos, porém Heliotéria “Formiga” Lhavanguana procurou dar a devida resposta, conjugado com um triplo de Shelsia “Sheshe” Rafael que ajudou Costa do Sol fazer foi levar a partida ao intervalo com o resultado 35-32, três pontos de vantagem para as “canarinhas”.
No terceiro quarto Leonel “Mabê” Manhique voltou a explorar as capacidades físicas de Formiga colocando-a a jogar a base, porém Silvia Veloso demonstrou capacidade no roubo de bolas que complementados com o lançamentos triplo de Stefânia Chiziane colocaram o Ferroviário de Maputo novamente em vantagem, com o terceiro quarto a terminar com o resultado de 46-56.
Nos últimos doze minutos as “locomotivas” procuraram gerir os dez pontos de vantagem que traziam do quarto anterior, mas viram as “canarinhas” alcançarem um parcial de 18-11, que acabou por ser insuficiente para inverter a tendência do jogo que terminou com três pontos de vantagem para o Ferroviário de Maputo que venceu por 64-67 e adiou a decisão do título para a tarde de domingo. (LANCEMZ)