O Pavilhão do Desportivo Maputo vai ser palco este sábado das finais do Torneio de Abertura em Basquetebol da Cidade capital do país, em seniores masculinos e femininos, num duelo que vai colocar em campo as equipas do Ferroviário de Maputo e do Costa do Sol, as duas equipas que têm protagonizado duelos emocionantes sempre que se cruzam.
A primeira final será disputada às 16 Horas, quando as equipas seniores femininas dos “locomotivas” e dos “canarinhos” descerem ao parquet do pavilhão que também leva o nome de Lurdes Mutola para disputarem o segundo troféu da época, depois de terem estado frente-a-frente na final da Supertaça Jogabets ganha pelo Ferroviário de Maputo.
Na fase regular do Torneio de Abertura o Ferroviário de Maputo orientado por Nasir “Nelito” Salé terminou invicta, tendo derrotado o Costa do Sol de Leonel “Mabê” Manhique por 50-46, quatro pontos de diferença que revelam o equilíbrio entre as duas formações. Recorde-se que as “locomotivas” conquistara a Supertaça Jogabets ao derrotar o Costa do Sol, por 67-54.
Ao intervalo, as campeãs nacionais venciam por cinco pontos:37-32.
Já a final em masculinos terá como protagonistas as equipas seniores das duas formações, sendo que o Costa do Sol terminou invicto, com um saldo de 9 vitórias em igual número de jogos disputados na fase regular da prova em que o Ferroviário de Maputo terminou na segunda posição com 8 vitórias.
No início da temporada, o Ferroviário de Maputo sagrou-se vencedor da Supertaça Jogabets em seniores masculinos de basquetebol após derrotar o Costa do Sol por 108-106 num duelo emocionante que teve lugar no Pavilhão do Maxaquene. O capitão Baggio Chimonzo liderou a equipa “locomotiva” para a primeira conquista da temporada, sendo por isso eleito o MVP-Jogador Mais Valioso da partida. (LANCEMZ)