desporto mocambicano

Ferroviário de Maputo volta a vencer duelo com Costa do Sol em basquetebol sénior feminino

  • 929

O Ferroviário de Maputo saiu vitorioso pela segunda vez de um confronto com o Costa do Sol, desta feita por 46-50, em encontro referente à primeira jornada do Torneio de Abertura ao nível dos seniores femininos, sendo esta a segunda prova organizada pela Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM).

 

Por Redacção LanceMZ

 

O duelo aconteceu uma semana depois de as duas equipas terem estado frente-a-frente na finalíssima da Supertaça da Cidade de Maputo, prova que foi conquistada pelas “locomotivas como resultado de 67-51.

 

Para a partida referente ao início do Torneio de Abertura as “canarinhas” vieram motivadas para inverter o resultado do primeiro confronto, mas foram as “locomotivas” a saírem em vantagem no final do primeiro quarto que assinalava o resultado de 15-11.

 

A partida ficou mais equilibrada ao longo do segundo quarto em que as “canarinhas” conduzidas pelas postes Dionilde Cuamba e Nilza Chiziane procuraram explorar o seu bom jogo junto a área pintada, mas o máximo que conseguiram foi o parcial de 17-16, colocando o resultado em 32-27.

 

Com cinco pontos de desvantagem Leonel Manhique acreditou na possibilidade de reverter o resultado ao seu favor, mas acabou traído pela sua forma de estar em campo, pois uma contestação a uma decisão da equipa de arbitragem levou ao árbitro Engless Sitóe a admoestar o treinador “canarinho” com a segunda falta técnica e consequente expulsão do jogo, quando decorria o terceiro período. Aliás, foi nessa etapa que o Costa do Sol logrou vencer o quarto que terminou com o parcial de 8-10, porém insuficiente para passar para ffente do comando da marcha do marcador que a essa altura assinalava 40-37.

 

Os três pontos que separavam as duas equipas tornaram o jogo mais intenso com as “canarinhas” a procurarem a todo custo passar para frente, mas a experiência das pupilas de Nasir Salé impediu que tal facto acontecesse, ainda que nestes últimos 12 minutos as duas equipas tenham baixado a sua produção, culminando com um parcial de 10-9, que colocou o resultado final em 50-46, selando mais uma vitória do Ferroviário de Maputo.

 

No capítulo individual o destaque vai para a poste Carla Covane que anotou 12 pontos e Odélia Mafanela que contribuiu com 10 pontos para a vitória das “locomotivas”, enquanto que do lado do Costa do Sol o destaque foi a poste Nilza Chiziane que anotou 18 pontos.

 

DESPORTIVO VENCE ÁGUIAS ESPECIAIS

 

Nas outras partidas da primeira jornada do Torneio de Abertura o destaque vai para a vitória do Desportivo Maputo no confronto com as Águias Especiais por 55-50, na partida que teve lugar em casa das “alvi-negras”, o Pavilhão Maria de Lurdes Mutola.

 

Na outra partida, que teve lugar na catedral da bola-ao-cesto nacional, a A Politécnica levou de vencida a turma do Maxaquene por 60-39, 21 pontos de diferença que espelham as diferenças entre as duas equipas. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .