O encerramento da 9ª jornada da Liga Sasol em Basquetebol sénior feminino ficou marcado por mais uma vitória do Ferroviário de Maputo, que na noite deste Domingo, venceu a A Politécnica por 77-51 em um encontro decidido apenas na segunda parte.
Por Artur Manhique
Apesar do favoritismo das "locomotivas" da capital, na primeira parte, viu-se uma equipa da A Politécnica muito aguerrida, buscando a todo custo travar o líder da prova. O primeiro quarto terminou com o placar de 18-9 a favor do Ferroviário de Maputo, com Ornilia Mulhui em destaque com 6 pontos nos primeiros 12 minutos.
No segundo quarto, as estudantes da Politécnica entraram com tudo e chegaram a ficar à frente no marcador, com o placar de 27-24 quando restavam dois minutos para o intervalo. Porém, Ingvild Mucauro tratou de recolocar as “locomotivas” na liderança, terminando o quarto com uma vantagem de 4 pontos, com os parciais 31-27.
Na segunda parte, o desnível entre as duas equipas foi ficando evidente e, com naturalidade, o Ferroviário de Maputo assumiu o controlo da partida até ao apito final, confirmando mais um triunfo que mantém a equipa de Nazir Salé invicta, com 8 vitórias em 8 jogos, consolidando-se na liderança da Liga Sasol.
Lazio vence Ferroviário da Beira na luta pela terceira posição
A Associação Desportiva da Lazio Maputo saiu vitoriosa em um duelo renhido contra o Ferroviário da Beira, vencendo por 64-57 na 9ª jornada da Liga Sasol, realizada neste Domingo, 27 de Outubro, no Pavilhão do Maxaquene.
A partida foi marcada por uma forte disputa nos dois lados da quadra, com grande destaque para a performance da Fatou Poye, que terminou a partida com 29 pontos, 6 ressaltos e duas assistências.
O primeiro quarto terminou com uma ligeira vantagem da Lázio, com parciais 13-10, mas no segundo quarto, o Ferroviário da Beira equilibrou as contas e saiu ao intervalo na frente do marcador com o resultado a marcar 25-28.
Apesar do jogo estar dividido, foi a Lazio Maputo que assumiu as rédeas do encontro na segunda parte, vencendo com terceiro e último quarto com os parciais 22-19 e 17-10 respectivamente, resultado que conduziu a formação ítalo-moçambicano a mais um vitória crucial na luta pelos lugares cimeiros da Liga Sasol.
Pelo lado do Ferroviário da Beira, Fátima Vilanculo foi a melhor marcadora com 12 pontos e 5 ressaltos, porém, insuficientes para evitar a derrota das “locomotivas” do Chiveve.