No dia em que assinalou a passagem dos 100 anos da sua criação, o Clube Ferroviário de Maputo sagrou-se bi-campeão da cidade capital do país de basquetebol sénior feminino ao derrotar o Costa do Sol por 63-55 no terceiro jogo da final disputada no sistema de “play-off” à melhor de três jogos. As “locomotivas” revalidaram o título e partem motivadas para a fase final do Campeonato Nacional que arranca na próxima semana.
Por Redacção LanceMZ
No primeiro jogo da final a vitória sorriu para o Costa do Sol por 61-54, mas o Ferroviário de Maputo tratou de empatar o duelo vencer por 67-64, levando o “play-off” para decisão do título de campeão da cidade à negra, com o pavilhão do Desportivo Maputo a registar boa presença de espectadores que foram ver as suas melhores equipas da actualidade em seniores femininos.
O Costa do Sol entrou melhor na partida e deu mostras de querer estragar a festa do centenário dos “locomotivas”, pois Cleide Machava conduziu as “canarinhas” para uma vantagem de 9 pontos, com o marcador a assinalar 11-20.
VEJA O JOGO TRANSMITIDO EM DIRECTO PELO LANCEMZ
Nos 12 minutos seguintes galvanizadas por Stefânia Chiziane o Ferroviário de Maputo encetou uma recuperação registrando um parcial de 15-6, que colocou o resultado em 25-26, um ponto de vantagem para o Costa do Sol que tinha algumas atletas a ressentirem-se do desgaste físico.
Depois do descanso, o Costa do Sol regressou melhor com Nilza Chiziane a ser determinante na posição 3 e 4, marcando pontos cruciais que deram vantagem momentânea à equipa de Leonel Manhique. Mas a resposta do Ferroviário de Maputo foi através do jogo acertivo no lançamento exterior com Rosa Cossa a tirar uma bomba dos três pontos em cima buzina que colocou o jogo com o resultado de 44-43, um ponto de vantagem para as “locomotivas”.
VEJA O RESUMO DO JOGO 1
O último quarto voltou a ser disputado na toada de equilíbrio com os pontos a sucederem-se em cada uma das tabelas, com alternância constante na liderança da marcha do marcador. Nasir Salé colocou a sua equipa a apertar na defesa, forçando a erros por parte das bases “canarinhas”. No ataque, Silvia Veloso organizava e concluía as jogadas da melhor forma e colocou o Ferroviário a distanciar-se e terminar a partida com oito pontos de vantagem, com o marcador a registar o resultado final de 61-54, dando o título às “locomotivas” que conquistaram revalidaram a conquista do Campeonato da Cidade de Maputo e deram outro sentido à comemoração do centenário do clube.
VEJA O RESUMO DO JOGO 2
Refira-se que a equipa da Lazio Maputo classificou-se na terceira posição ao derrotar a A Politécnica ocupando o último lugar do pódio, escassos dias antes do arranque da Liga Moçambicana de Basquetebol, aprazado para o dia 16 de Outubro. (LANCEMZ)