O Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol vincaram o seu domínio ao vencerem o primeiro jogo à melhor de três das meias-finais da Liga Moçambicana de Basquetebol Sénior Feminino - Liga Sasol. As “locomotivas” derrotaram a Lazio de Maputo por 38-75 enquanto que as “canarinhas” venceram a A Politécnica por 48-69, estando à vista a reedição da habitual final que opõe às duas melhores equipas da bola-ao-cesto do país, visto estão em vantagem após a vitória no jogo 1 do “play-off” à melhor de três partidas.
Por Redacção LanceMZ e Symon Guebas (Fotos)
O pavilhão do Maxaquene voltou a ser palco dos jogos desta competição que caminha para o seu final sendo que a primeira partida das meias-finais colocou frente-a-frente a equipa do Lazio de Maputo ao Ferroviário, com a primeira formação a demostrar logo de início muitas dificuldades para travar a oponente que depois de um parcial de 3-26, baixou a intensidade na etapa seguinte que teve o parcial de 11-10, colocando o resultado em 14-36, ao intervalo.
No terceiro quarto as pupilas de Nasir Salé voltaram a pisar no acelerador marcando 24 pontos e permitindo apenas 8 das adversárias, conseguindo incrementar a sua vantagem para 25 pontos com o período a terminar em 25-50, sendo que a vitória começou a ficar uma questão de tempo.
E a partida terminou com 37 pontos de vantagem para o Ferroviário de Maputo (38-75 foi o resultado final) num jogo em que os destaques foram a extremo base Anabela Cossa que anotou 21 pontos e ganhou 5 ressaltos, enquanto que Stefania Chiziane contribuiu com 15 pontos, 6 roubos de bola e 5 ressaltos.
CANARINHAS PASSEAM A CLASSE PERANTE POLITÉCNICAS
Já se antevia que a meia-final entre a A Politécnica e o Costa do Sol seria dominada pelas actuais campeãs nacionais que logo no primeiro quarto trataram de impor o seu domínio permitindo apenas três pontos das oponentes anotando 23 e ao intervalo colocaram o resultado em 17-40.
Perante a incapacidade da equipa orientada por Hélio de Sousa em virar o texto, a equipa de Leonel Manhique abrandou no ritmo do jogo que no final do terceiro quarto apresentava o resultado de 31-55, sendo que nos últimos dez minutos é que a turma da A Politécnica conseguiu superar as adversárias por 17-14, fixando o resultado final em 48-69, favorável ao Costa do Sol.
A Internacional moçambicana Ingvild Mucauro esteve em destaque ao anotar 11 pontos, fazendo 8 assistências e ganhando 6 ressaltos, sendo bem secundada pela poste angolana Cristina Matiquite, recentemente contratada ao Interclube de Luanda, que na sua estreia com a camisola “canarinha” anotou 11 pontos e ganhou 9 ressaltos.
FERROVIÁRIO DA BEIRA PRÓXIMO DA MANUTENÇÃO
Entretanto, na luta pela permanência na Liga Moçambicana de Basquetebol sénior feminino, o Ferroviário da Beira venceu o jogo 1 do “play-off” disputado à melhor de três por 61-51 diante do Clube Municipal da Beira, ganhando destaque na disputa pelo 5º lugar que garante a manutenção na Liga Feminina.
Nesta partida destacaram-se Fátima Vilanculos que anotou 14 pontos e Iolanda Francisco que fez 12 pontos e ganhou 7 ressaltos contribuindo para uma vitória assinalável do Ferroviário da Beira.
PROGRAMA DE JOGOS PARA ESTA QUINTA-FEIRA
Liga Sasol -2023: 7ª JORNADA
14 H - Clube Municipal da Beira- Ferroviário da Beira
16 H - Costa do Sol - A Politécnica
18 H - Ferroviário de Maputo - Lazio de Maputo
(LANCEMZ)