O Clube Ferroviário de Maputo revalidou a conquista do título de campeão nacional de basquetebol sénior feminino, ao terminar na primeira posição da Liga Moçambicana da bola-ao-cesto, designada Liga Sasol 2024. Apesar da derrota para o Costa do Sol por 45-49 no jogo em atraso da7ª jornada, as “locomotivas” beneficiaram-se do facto de terem vencido na noite de sábado, 2 de Novembro, por 56-44, ou seja, 12 pontos de diferença que superaram os quatro com os quais as “canarinhas” venceram na noite deste domingo, 3 do corrente mês.
Por Alfredo Júnior
Quis o destino que o Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol estivessem frente-a-frente nos dois últimos jogos da competição disputada no sistema de todos-contra-todos, visto que a sétima jornada, a última da primeira volta, fosse adiada devido as manifestações pós-eleitorais que se verificam na Cidade de Maputo e não só, o que levou a Liga Moçambicana de Basquetebol a remarcar esse jogo para depois da partida da 14ª jornada.
Depois de vencer o jogo da 14ª jornada da prova por esclarecedores 12 pontos, as pupilas de Nasir Salé sabiam que o Costa do Sol entraria forte no jogo de acerto de calendário, sendo que as orientadas por Leonel Manhique sabiam que deveriam trabalhar o dobro para discutir a conquista do título até ao fim. Foi assim que a poste Vilma Covane entrou bem, marcando os ataques que deram vantagem inicial à sua equipa.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
A reacção das “locomotivas” veio através de Carla Covane que se impôs na tabela contrária, mas Shelsea Rafael através da linha dos 6,75 metros tratou de pôr o Costa do Sol na linha da frente, causando preocupação para Nasir Salé que via a sua equipa em desvantagem no final do primeiro quarto que terminou com o marcador de 11-20.
Nos 12 minutos seguintes Silvia Veloso tratou de comandar as suas companheiras para uma recuperação na desvantagem, com o Ferroviário a fazer um parcial de 12-8, porém o Costa do Sol com um lançamento em cima da buzina de Vilma Covane saiu para o intervalo com insuficientes cinco pontos de vantagem, pois 23-28 era o resultado ao cabo de 24 minutos.
STEFÂNIA CHIZIANE A ENCURTAR A DIFERENÇA
No regresso do intervalo Stefânia Chiziane animou as “locomotivas” com pontos atrás de pontos, bem secundada por Dulce Mabjaia que saltou do banco para acertar nos lançamentos triplos que não corriam de feição para a equipa verde e branca que teve três acertos em 26 tentativas em todo jogo, sendo que o terceiro quarto terminou com um ponto de vantagem para o Costa do Sol, com o marcador a apresentar o resultado de 35-36.
Leonel “Mabe” animou-se no início do último quarto, pois Nilza Chiziane dava-lhe garantias de baixo da tabela, Cleide Machava finalizava com precisão e sem oposição. Carla Covane lutava com a sua irmã na hegemonia nas tabelas, mas era a mais velha Vilma Covane que se mostrava certeira nos tiros à meia distância, que davam uma vantagem de três pontos (42-45), porém Anabela Cossa combinou bem com Ingvild Mucauro que respondeu positivamente da linha dos três pontos, igualando a partida a 45 pontos, quando faltava um minuto por jogar e já se tinha certeza de que o Costa do Sol não superaria a vantagem de 12 pontos ostentada pelo Ferroviário de Maputo.
Nos instantes finais, Vilma Covane encerrou a sua excelente prestação com um duplo-duplo 15 pontos e igual número de ressaltos que deram a vitória ao Costa do Sol por 45-49, mas no final foi Nasir Salé quem agradeceu aos deuses pelo facto de a derrota não impedir a revalidação do título de campeão Nacional.
Apesar deste resultado no jogo da 7ª jornada, o Ferroviário de Maputo terminou na primeira posição com 14 pontos, os mesmos que o Costa do Sol, mas beneficiando da vitória por 12 pontos na 14ª jornada e última da Liga Moçambicana de Basquetebol. Pela conquista do título da Liga Sasol 2024, as “locomotivas” da capital do país receberam o prémio monetário de 600 mil Meticais. (LANCEMZ)