O Ferroviário de Maputo derrotou o Costa do Sol por 84-82 no jogo que marcou o encerramento da fase regular da 15ª edição Liga Moçambicana de Basquetebol em seniores masculinos que decorre no pavilhão do Maxaquene. As duas equipas voltam a cruzar caminho já no domingo, 8 de Dezembro, nas meias-finais da também designada Liga Mozal.
Por Redacção LanceMZ
Quis o destino que “locomotivas” da capital do país e os “canarinhos” medissem forças na 7ª e última jornada da fase regular Liga masculina, cerca de uma semana depois de terem se enfrentado na final o Campeonato Cidade de Maputo ganha pelo Costa do Sol o que activou a rivalidade entre as duas equipas.
Começou melhor o Ferroviário de Maputo que conseguiu uma parcial de 18-13 nos primeiros seis minutos de jogo, porém o primeiro quarto acabou com o Costa do Sol com um ponto de vantagem sobre o seu opositor, visto que 22-23 era o resultado no final dos primeiros 12 minutos.
A partida seguiu equilibrada no segundo quarto com a liderança na marcha do marcador a alternar várias vezes, culminando com a manutenção da vantagem de um ponto novamente favorável à equipa de Miguel Guambe que saiu para o intervalo a vencer por 42-43.
O duelo que teve alternância na liderança do marcador por 13 vezes e esteve empatado por 9 ocasiões, seguiu equilibrado no terceiro quarto com o Ferroviário de Maputo a procurar fugir no marcador graças aos triplos de Francisco Macaringue que terminou com 14 pontos, mas o Costa do Sol a responder pela mesma moeda com Nilton Seifane a pontuar (13 pontos em todo jogo), terminando a etapa com vantagem de dois pontos 66-64, favorável à equipa de João Mulungo.
A incerteza no vencedor permaneceu no último quarto em que Milton Caifaz (12 pontos e 8 ressaltos) manteve viva a esperança do Costa do Sol sair vitorioso, mas as bombas dos três pontos de Stélio Rodrigues (19 pontos e 6 ressaltos) colocavam o Ferroviário de Maputo próximo da vitória.
Nos derradeiros segundos do jogo, tanto o Costa do Sol, quanto o Ferroviário poderiam ter saído com uma vantagem confortável. Os jogadores dos “locomotivas” da capital do país estiveram mais serenos e conseguiram terminar a partida com dois pontos de vantagem, com o resultado de 86-84 a registar-se no final contenda.
As duas equipas voltam a cruzar caminhos a partir de domingo, 8, quando a partir das 17 Horas disputarem o jogo das meias-finais que será no sistema de play-off à melhor de três jogos. Antes, pelas 14:30 Horas, na outra meia-final, o Ferroviario da Beira enfrenta o Maxaquene. (LANCEMZ)