O Ferroviário de Maputo derrotou o Costa do Sol por 44-56 e está próximo da revalidação do título de Campeão Nacional de basquetebol sénior feminino, a uma jornada do fim da Liga Moçambicana, também designada por Liga Sasol 2024. Com o triunfo, as “locomotivas” só têm que evitar uma derrota por menos de 12 pontos na partida em atraso da 7ª jornada que terá lugar na tarde deste domingo, pelas 17:00 Horas, no Pavilhão do Maxaquene.
Por Redacção LanceMZ
Quando as equipas do Ferroviário de Maputo e do Costa do Sol desceram ao parquet da catedral da bola-ao-cesto nacional encontravam-se igualadas na tabela classificativa com 24 pontos para cada uma das formações, mas com vantagem para as “locomotivas” que tinham um melhor coeficiente de 2,58733, frutos das “chapas-100”, contra 2,24385 das “canarinhas” que também haviam vencido as suas adversárias por números gordos.
Para o jogo da 14ª jornada entraram melhor as pupilas de Nasir Salé, com Anabela Cossa a destacar-se nos lançamentos triplos, o que contribuiu para uma vantagem de 10 pontos no final do primeiro quarto em que o marcador assinalava 10-20.
No segundo quarto as “canarinhas entraram decididas em correr atrás da desvantagem e chegaram a conseguir um parcial de 8-7, ao cabo de seis minutos de jogo, mas comandadas por Silvia Veloso que anotou 11 pontos e sete roubos de bola, as “locomotivas” terminaram a primeira parte com 11 pontos de vantagem, pois 23-34 era o resultado ao cabo de 24 minutos de jogos.
VEJA O RESUMO NO NOSSO YOUTUBE
Os minutos iniciais do terceiro quarto foi de fraca produção das duas equipas que ao cabo de seis minutos registavam um parcial de 2-5, com as pupilas de Leonel Manhique a terem dificuldades na posição 1, facto aproveitado pelas adversarias que continuaram a apertar na defesa e a serem certeiras na finalização terminando esta etapa com o resultado de 29-46.
Com 17 pontos de vantagem, o Ferroviário de Maputo passou a gerir melhor o tempo de jogo, aproveitando os “turnovers” das adversárias para amealhar pontos, enquanto que o Costa do Sol via as jogadoras que saíram do banco a dar boa conta do recado, chegando a um parcial de 15-10, que, no entanto, foi insuficiente para impedir uma vitória das “locomotivas” da capital do país por 44-56.
No capítulo individual destaca-se a prestação de Silvia Veloso que esteve próximo de um duplo-duplo ao anotar 17 pontos, 8 roubos de bola e 7 ressaltos, enquanto que Anabela Cossa anotou 12 pontos, e do lado “canarinho” Nilza Chiziane foi a unidade que mais se destacou com 9 pontos e 6 ressaltos.
LAZIO ASSEGURA TERCEIRO LUGAR
A Associação Lazio Maputo tem praticamente assegurada a terceira posição da Liga Sasol 2024 depois de ter derrotado o Clube Desportivo da A Politécnica por 52-37, em jogo da 14ª jornada da competição, numa partida em que as politécnicas estiveram muito aquém das expectativas, ao marcarem apenas 3 pontos no primeiro quarto contra 15 das adversárias, sendo que ao intervalo a partida registava o resultado de 28-9.
As italo-moçambicanas dominaram a partida perante uma equipa da A Politécnica que esteve bastante apática, sendo que ao cabo de 36 minutos de jogo o marcador assinalava o resultado de 37-20, tendo a partida terminado com 15 pontos (52-37) a separarem as duas formações. As duas equipas voltam a medir forças este domingo pelas 15:00 Horas em jogo de acerto de calendário da 7ª jornada.
FERROVIÁRIO DA BEIRA ASSEGURA QUARTO LUGAR
O Ferroviário da Beira foi a grande surpresa da Liga Sasol 2024 ao conseguir terminar na quarta posição da competição, superando a A Politécnica que assegurou o quinto lugar que dá direito a evitar a fase regional de qualificação da Liga Feminina do próximo ano.
Na derradeira jornada as “locomotivas” do Chiveve levaram de vencida a formação do Maxaquene por 42-51, com o resultado 24-30, numa tarde em que Cleide Hele fez um duplo-duplo ao ganhar 20 ressaltos e marcar 11 pontos, ajudando a sua equipa terminar na quarta posição com 22 pontos, enquanto as “tricolores” terminaram na sétima posição com 16 pontos.
O Ferroviário de Nacala que registou a sua primeira presença na Liga Feminina terminou a prova na sexta posição e na última jornada da competição derrotou a formação do Clube Municipal da Beira por 65-59, com as raparigas do Chiveve a não conseguir evitar o último lugar da tabela classificativa com 15 pontos. (LANCEMZ)
RESULTADOS – 14ª JORNADA
Maxaquene 42-51 Ferroviário da Beira
Ferroviário de Nacala 65-59 Clube Municipal da Beira
Lazio Maputo 52-37 A Politécnica
Costa do Sol 44-56 Ferroviário de Maputo
PROGRAMA DE JOGOS – PAVILHÃO DO MAXAQUENE
DOMINGO, 3 DE NOVEMBRO – 7ª JORNADA (Em atraso)
15:00 Horas – A Politécnica – Lazio Maputo
17:00 Horas – Ferroviário de Maputo – Costa do Sol
(LANCEMZ)