O Ferroviário de Maputo correspondeu às expectativas e chegou às semifinais de um torneio africano pela quarta vez consecutiva. A ex-bicampeãs africanas avançaram para as semifinais da Liga Africana de Basquete Feminino (WBLA) de 2024 após vencer a equipa senegalesa Jeanne D'Arc por 65-44.
Por Redacção LanceMZ
A partida foi uma repetição de um confronto da fase de grupos em que as moçambicanas venceram por 64 a 30, a turma anfitriã do Jeanne D'Arc não teve capacidade para contrariar o domínio das bicampeões que lideraram o marcador ao longo de todo jogo.
As “locomotivas” lideraram o primeiro quarto fazendo um parcial de 22-12, porém as anfitriãs deram uma boa resposta no segundo quarto registando um parcial de 8-14, colocando o resultado em 30-26, ao intervalo.
Os 4 pontos que separavam as duas equipas depois dos dois quartos iniciais, perspectivavam uma terceira etapa mais equilibrada, porém as pupilas de Nasir Salé trataram de desfazer qualquer equívoco ao fazerem um parcial de 19-7 que colocava o resultado em 49-33.
Com tudo a correr ao seu favor, as “locomotivas” desaceleraram no ritmo, visto que as jogadoras menos utilizadas ganharam mais minutos sem perder o controlo da marcha do marcador, conseguindo um parcial de 16-11, que colocou o resultado final em 65-44.
Stefanie Chiziane marcou 20 pontos, acertando 6 de 13, enquanto Ingvild Mucauro acrescentou com um duplo-duplo ao marcar 11 pontos e ganhar 11 ressaltos para levar a equipa do técnico Nasir Sale à sua quarta vitória consecutiva rumo às meias-finais.
Agora o Ferroviário de Maputo vai defrontar o APR do Ruanda. As medalhistas de prata da edição passada se vingaram da turma do Friend's Basketball Association (FBA) da Costa do Marfim ao virar uma desvantagem para vencer por 59 a 49 e avançando para as semifinais da Liga Africana de Basquete Feminino (WBLA) de 2024.
O jogo das semifinais está agendado para a noite deste sábado, pelas 23 Horas, no pavilhão Marius Ndiaye. (LANCEMZ)