desporto mocambicano

Ferroviário de Maputo campeã africana é a Equipa do Ano 2024

  • 1214

A equipa sénior feminina do Ferroviário de Maputo foi a eleita pelo LanceMZ como a melhor do ano de 2024, pelos feitos alcançados pela formação que voltou a estar no topo do continente africano ao sagrar-se campeã continental, conquistando a segunda edição da Liga Africana de Basquetebol Feminino (WBLA, na sigla inglesa), concretamente a 15 de Dezembro último.

 

A turma “locomotiva” conquistou todos títulos que disputou na presente temporada basquetebolística, com excepção do Torneio de Abertura, prova que perdeu para o rival Costa do Sol que venceu o jogo da final por 65-64, após prolongamento, em Maio. Antes o Ferroviário de Maputo havia conquistado a Supertaça da Cidade de Maputo Jogabets ao derrotar o Costa do Sol, por 67-54.

 

Na terceira prova disputada na época 2024 da bola-ao-cesto da capital do país, as “locomotivas” revalidaram o título da Taça Maputo Jogabtes, com uma vitória por 60-42 em cima do maior rival Costa do Sol. Para além de terem levado para as suas vitrines o respectivo troféu, o Ferroviário de Maputo conquistou o prémio monetário de 100 mil Meticais.

 

Em Outubro último, o Clube Ferroviário de Maputo sagrou-se bicampeão da cidade capital do país de basquetebol sénior feminino ao derrotar o Costa do Sol por 63-55 no terceiro jogo da final disputada no sistema de “play-off” à melhor de três jogos. No primeiro jogo da final a vitória sorriu para o Costa do Sol por 61-54, mas o Ferroviário de Maputo tratou de empatar o duelo vencer por 67-64.

 

Já em Novembro, as “locomotivas” revalidaram a conquista do título de campeão nacional de basquetebol sénior feminino, ao terminar na primeira posição da Liga Moçambicana da bola-ao-cesto, designada Liga Sasol 2024. Apesar da derrota para o Costa do Sol por 45-49 no jogo em atraso da 7ª jornada, as “locomotivas” beneficiaram-se do facto de terem vencido na primeira volta por 56-44, conquistando o seu quarto troféu nas competições ao nível interno.

 

Já no último mês do ano, o Ferroviário de Maputo encerrou a época em grande ao conquistar o título de Campeão Africano ao derrotar na final da segunda edição da Liga Africana de Basquetebol Feminino. As “locomotivas” venceram, na final, o Al Ahly do Egipto, por 81-72. A base Anabela Cossa foi eleita a melhor triplista e a extremo Ingvild Mucauro integrou o cinco ideal da competição em que as “locomotivas” não registaram derrotas na fase de grupos da prova. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .