O Ferroviário de Maputo (em seniores femininos) venceu a Supertaça Jogabets que marcou a abertura oficial da época basquetebolista ao nível da cidade de Maputo, numa final que teve lugar no Pavilhão do Desportivo Maputo que registou boa presença dos espectadores que se deliciaram com o espectáculo proporcionado pela Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM) e pela Jogabets - a maior casa de apostas genuinamente moçambicana. As “locomotivas” derrotaram o Costa do Sol por 68-64.
Por Redacção LanceMZ
Depois do jogo do All Stars Game os amantes da bola-ao-cesto voltaram a matar a sede do bom basquetebol praticado na Cidade de Maputo e não deram a sua tarde por perdida, pois presenciaram duas partidas que foram além de jogos de pré-época.
Na final feminina, entrou bem a equipa do Ferroviário de Maputo que ainda sim recebeu pronta resposta do Costa do Sol, ao ponto de no final dos primeiros 12 minutos apenas quatro a separarem as duas equipas com 24-20, a ser o resultado. O segundo quarto foi melhor para a equipa “canarinha” que conseguiu um parcial de 17-20, que colocou o resultado 41-40, ou seja, um ponto de diferença.
O ponto que separava as duas equipas acabou retraindo as duas equipas ao longo da segunda parte, mas Nasir Salé conseguiu colocar as suas pupilas no comando da marcha do marcador da partida que registou um parcial de 17-11 no terceiro quarto que colocava o resultado em 58-51.
No último quarto algumas das individualidades da equipa “locomotiva” procuraram aparecer na partida, tal é o caso de Ingvild Mucauro, enquanto que do lado das “canarinhas” Vilma Covane levava à melhor sobre a sua irmã Carla Covane, ainda que as duas equipas tenham baixado de produção, com o parcial de 9-13, colocando o resultado final em 68-64, dando o primeiro troféu da época ao Ferroviário de Maputo. (LANCEMZ)
Ingvild Mucauro coleciona mais um título de MVP
A Internacional moçambicana Ingvild Mucauro voltou a conquistar mais um prémio de MVP- Jogadora Mais Valiosa, desta feita da Supertaça Jogabets, tendo comentado nestes termos o resultado do jogo e o título conquistado:
“Foi um jogo difícil porque nós não conseguimos nos preparar para por conta das condições climáticas, o que importa é ganhar mas temos ainda muito por acertar. Cada jogo é um jogo, elas entram em campo com os mesmos objectivos que os nossos, nós temos que entrar em campo para conseguir alcançar as nossas metas que passam por ganhar”.
“Vitória da crença e determinação” - Nasir Salé, Treinador do Ferroviário de Maputo
“Foi o primeiro jogo da época e por vezes faz alguma diferença ganhar, principalmente porque temos algumas dificuldades em nos preparar, estas duas semanas tivemos algumas dificuldades porque choveu e o nosso campo está aberto e tivemos que alterar a nossa programação. Mas, o rigor, o discernimento, a crença e acima de tudo aquilo que é atitude e aquelas que são as nossas regras permitiu nos vencer o primeiro torneio, ainda vamos ter a Taça Maputo, o Campeonato da Cidade e Nacional, o que queremos agora é recuperar algumas jogadoras que estão lesionadas”.