A 6ª jornada da Liga Sasol em basquetebol sénior feminino que teve lugar nesta terça-feira, 22 de Outubro, ficou marcada pelo duelo entre os dois clubes que representam a Província de Sofala na prova, nomeadamente o Ferroviário da Beira e o Clube Desportivo Municipal da Beira.
Por Redacção LanceMZ
Longe da luta pela conquista do título da competição, os dois emblemas viam nesse jogo uma oportunidade de somar pontos e continuar na luta pelas primeiras cinco posições na tabela classificativa que dão acesso directo à próxima edição da Liga Sasol.
Dentro da campo, os locomotivas do Chiveve mostraram-se superiores e derrotaram o Clube Municipal da Beira por 86-57, resultado que começou a ser construído ainda na primeira parte, quando ao intervalo já venciam por 46-37.
Na retoma do terceiro quarto, o Municipal da Beira teve uma entrada forte, chegando a reduzir a desvantagem para 4 pontos, com uma grande exibição da Cristina Cardoso que terminou a partida com 16 pontos, contudo, o Ferroviário da Beira voltou ao jogo e restabeleceu a vantagem para 13 pontos com parciais 63-50 ao fim o penúltimo quarto.
Com um duplo duplo (18 ressaltos e 13 pontos), Cleide Helle conduziu os locomotivas do Chiveve a uma vitória tranquila depois de dominar e vencer o último quarto com parciais 23-7, fixando o resultado final em 86-57.
COSTA DO SOL CHEGA A SEXTA VITÓRIA
No duelo que marcou o encerramento da 6ª jornada da Campeonato Nacional de Basquetebol sénior feminino, também designado Liga Sasol, o Costa do Sol somou a sexta vitória em igual número de jogos ao derrotar a A Politécnica por 84-38 numa partida realizada na noite desta terça-feira.
Já pensando no encontro desta quinta-feira referente a sétima jornada frente ao Ferroviário de Maputo, principal oponente na luta pelo título nacional, o treinador do Costa do Sol, Leonel “Mabé” Manhique, fez a rotação da equipa com vista a fazer a gestão física das principais unidades e nem com isso a A Politécnica conseguiu ameaçar a vitória das canarinhas que ao intervalo já venciam por 41-21.
Na segunda parte, o Costa do Sol continuou a mandar no jogo e a vantagem foi ganhando números volumétricos com naturalidade face a passividade da equipa adversária que enfrentava dificuldades para travar o avalanche ofensivo da turma canarinha.
Nilsa Chiziane, voltou a estar em destaque, terminando a partida com um duplo duplo (13 ressaltos e 19 pontos), a par da Shelsea Rafael que também alcançou os dois dígitos com 10 ressaltos e 15 pontos.
LAZIO E FERROVIÁRIO DE MAPUTO APLICAM CHAPA-100
O Ferroviário de Maputo voltou a estar em grande na Liga SASOL conquistando a sua sexta vitória consecutiva e mais uma por números expressivos, ou seja mais uma “chapa-100”. Desta vez a vítima foi o Maxaquene que não teve pernas para aguentar com o ritmo avassalador das “locomotivas” da capital do país que venceram por 31-139.
O destaque vai para experiente extremo Anabela Cossa que anotou 28 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências e bem secundada por Dulce Mabjaia que fez 20 pontos e 4 assistências. Do lado das “tricolores” Inelda Chelene anotou 10 pontos.
Quem também chegou a uma vitória com uma centena de pontos foi a Lazio Maputo que derrotou a formação do Ferroviário de Nacala por 62-100, na primeira partida da sexta jornada da prova que decorre no pavilhão do Maxaquene.
Numa partida em que o treinador italiano Aldo Corno fez descansas a senegalesa Fatou Pouye, a base Onélia Mutombene conduziu as ítalo-moçambicanas a vitória contribuindo com 23 pontos e 9 roubos de bola, enquanto que do lado contrário o destaque foi Rachel Ngona que marcou 15 pontos e ganhou 5 ressaltos.
A prova observa esta quarta-feira o seu segundo dia de descanso, devendo retomar na quinta-feira, 24 de Outubro, com a realização de sétima jornada em que o destaque vai para o confronto entre o Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol, a considerada a primeira final da prova visto que ambas equipas tem seis vitórias e disputam o primeiro lugar. (LANCEMZ)