O Ferroviário da Beira vai integrar o Grupo B da Divisão Leste da segu "/> O Ferroviário da Beira vai integrar o Grupo B da Divisão Leste da segu "/>
desporto mocambicano

Ferroviário da Beira no Grupo B da Divisão Leste da qualificação Elite 16 da BAL

  • 459

O Ferroviário da Beira vai integrar o Grupo B da Divisão Leste da segunda fase de qualificação a Basketball África League designada por BAL Elite 16 que vai ter lugar entre os dias 14 e 19 de Novembro, na vizinha África do Sul, à semelhança do que aconteceu no apuramento para a terceira edição da competição profissional do basquetebol sénior masculino continental.

Por Redacção LanceMZ  

Os “locomotivas” do Chiveve vão disputar a fase de acesso à etapa final da prova diante as equipas do City Oilers do Uganda, COSPN do Madagáscar e o vencedor do Grupo D que nesta altura decorre em Gaberone no Botswana. Refira-se que dois dos adversários são velhos conhecidos do campeão moçambicano, nomeadamente o City Oilers e COSPN.

O Grupo A da Divisão Este será composto pelas equipas do Cape Town Tigers da África do Sul, Academia da NBA em África, Pazi Basketball da Tanzânia e uma equipa que será convidada pelos organizadores da competição, a FIBA - África e a Liga Norte Americana de Basquetebol - NBA. 

Por outro lado, a Divisão Oeste que terá o Grupo A composto pelas equipas do FAP dos Camarões, Stade Malien do Mali, Al Ahly Benghazi da Líbia e BC Vitinha do Congo, enquanto que o Grupo B será compostos pelas equipas do Bangui SC da República Centro Africana, ABC da Costa do Marfim, FUS Rabat do Marrocos e SLAC da Guiné. 

As 16 equipes – divididas em quatro grupos de quatro – disputarão as seis vagas disponíveis para a fase regular do BAL, prevista para 2024. Cada equipe jogará contra as outras três formações de seu grupo, e as equipes que terminarem nas duas primeiras colocações do grupo avançarão para a Segunda Fase para disputar as Semifinais, Final e Jogo do Terceiro Lugar de cada Divisão.

 

Ao todo a Divisão Leste e Oeste vão apurar seis equipas que se juntam aos campeões nacionais dos países com melhor ranking do basquetebol africano,  Angola, Egipto, Tunísia, Nigéria, Senegal e Ruanda. Durante a época 2024 da BAL, os 12 clubes campeões serão divididos em duas conferências. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .