O Ferroviário da Beira é o primeiro finalista da 15ª edição da Liga Moçambicana de Basquetebol em seniores masculinos, ao vencer por 2-0 o play-off da meia-final disputado à melhor de três partidas diante do Maxaquene que não resistiu ao poderio da equipa do Chiveve que venceu o segundo jogo por 82-101. Agora os “locomotivas” da capital de Sofala aguardam pelo vencedor da meia-final entre o Costa do Sol e o Ferroviário de Maputo, na qual os “canarinhos” estão em vantagem após vencerem o jogo 1 por 79-73, com o segundo jogo agendado para a tarde desta terça-feira, 10 de Dezembro, pelas 17 Horas, no Pavilhão do Maxaquene.
Por Redacção LanceMZ
Depois de ter pedido o jogo 1, o Maxaquene entrou disposto a contrariar o favoritismo do Ferroviário da Beira no segundo jogo do “play-off” e os “tricolores” até entraram bem para o jogo terminando em vantagem no final do primeiro quarto que assinalava o resultado de 26-21, favorável à equipa que jogava em casa.
Porém, os “locomotivas” do Chiveve rapidamente equilibraram os pratos na balança e à meios do segundo quarto a partida seguia empatada a 41, com Ismael Nurmamade (13 ponto) a conduzir a equipa verde e branca a uma ligeira vantagem, perante uma boa resposta dos “tricolores” em que Juvêncio Sidumo (19 pontos) sobressaia e colocava o resultado em 47-49 ao intervalo.
No terceiro quarto os pupilos de Nilton Manheira aceleram para uma diferença pontual de 13 pontos, com Ayade Munguambe (14 pontos e 7 ressaltos) e Helton Ubisse (15 pontos e 4 ressaltos) a imporem-se de baixo do cesto, fazendo com que esta etapa terminasse com o resultado de 63-76.
Nos derradeiros 12 minutos Ronaldo Geneto que anotou 19 pontos em toda partida ainda procurou colocar o Maxaquene na discussão do jogo, mas a boa prestação do base norte-americano Lucman Lundy que foi cestinha do jogo com 26 pontos e 5 assistências, carregava o Ferroviário da Beira para uma vitória convincente por 82-101.
Assim, os “locomotivas” do Chiveve fixaram o resultado do play-off em 2-0, depois de terem vencido a primeira partida por 91-52, garantindo a qualificação para a final da 15ª edição da Liga Moçambicana de Basquetebol em Seniores Masculinos. (LANCEMZ)