Por Redacção LanceMZ
Com efeito, os “locomotivas” do Chiveve que tomaram parte na fase final do presente ano estão isentos da primeira etapa de apuramento que será disputada em quatro cidades africanas e cujo início está aprazado para 11 de Outubro e terminará a 30 do mesmo mês.
O representante moçambicano deverá entrar para a segunda etapa de apuramento sendo que vai medir forças com equipas como Cape Tonw Tigers da África do Sul, e o Cobra Sports do Sudão, clubes que já mediram forças com o Ferroviário da Beira na edição deste ano.
A FIBA África anunciou que vinte equipas serão divididas em quatro grupos de cinco participantes cada, que serão divididos em Divisões Leste e Oeste. As equipes que terminarem nos dois primeiros lugares dos Grupos A, B, C e D se classificarão para a Ronda Elite 16, onde se juntarão às seis equipes que se classificaram para a temporada BAL 2022 através da qualificação Road to BAL. As equipes restantes para completar o alinhamento da Ronda Elite 16 serão anunciadas pela FIBA África em uma data posterior.
As seis melhores equipes da Elite 16 se classificarão para a temporada BAL de 2023, onde se juntarão aos campeões de Angola, Egipto, Nigéria, Ruanda, Senegal e Tunísia.
O presidente da FIBA África, Aníbal Manave, e o presidente do conselho da BAL disseram: "As equipes que competiram no Road to BAL mostraram uma tremenda qualidade na temporada regular da BAL. Em alguns casos, as equipes do “Road to BAL” venceram e conseguiram competir contra as melhores formações da prova. Este é um sinal de que o Road to BAL é um evento importante e é encorajador para outras equipes que disputam a BAL. Estamos empolgados com o Road to BAL porque ela impactou positivamente os campeonatos nacionais em toda a África."
O calendário e as cidades-sede do Road to BAL 2022 e do Elite 16 são os seguintes:
Group A (Niamey, (NIGER) Oct 18-23): Elan Coton BBC (Benin Republic), Abidjan Basketball Club (Cote d'Ivoire), Reformers BBC (Ghana), A.S Nigelec (Niger). Cape Verde's representative is to be determined.
Grupo B (Yaounde, (CAMARÕES) Oct 11-16): Nueva Era Basket Club (Equatorial Guiné), Bangui Sport Club (República Centro Africana), Espoir Basket Club (Gabão), Tempo Basket (Chade). O representante da República Democrática do Congo está por determinar.
Grupo C (Kampala, (UGANDA) Oct 25-30): Urunani BBC (Burundi), Hawassa City BBC (Etiópia), City Oilers (Uganda), Army Basket Club (Tanzânia), Matero Magic (Zâmbia).
Grupo D (Antananarivo, (MADAGASCAR) Oct 18-23): Djabal Basket (Ilhas Comoros), COSPN (Madagascar), Kenya Ports Authority (Kenya), Foxes Basketball Club (Zimbabwe), por confirmar a participação do Dekkedda Club.
RONDA ELITE 16
Grupo E (Abidjan, (COSTA DO MARFIM) Novembro 15-20): AS Sale (Marocos), FAP (Camarões), SLAC (Guiné *TBD). As primeiras duas classificadas do Grupo A e B serão sorteadas para o Grupo E.
Grupo F (Cape Town, (ÁFRICA DO SUL) Novembro 22-27): Ferroviário da Beira (Moçambique), Cape Town Tigers (África do Sul), Cobra Sports (TBD). As primeiras duas classificadas do Grupo C e D serão sorteadas para o Grupo F.
(LANCEMZ)