O campeão moçambicano Ferroviário da Beira inicia esta terça-feira, 21 de Novembro, a dura caminhada a fase final da Liga Africana de Basquetebol Sénior Masculino, designada “Road to Bal”, defrontando pelas 11 Horas a equipa do JBC do Zimbabwe que pela primeira vez toma parte nesta etapa de apuramento para a importante prova organizada conjuntamente pela NBA - Liga Norte-Americana de Basquetebol e pela FIBA-África.
Por Redacção LanceMZ
A partida terá lugar no Ellis Park, em Joanesburgo, na África do Sul, e integra o do Grupo B da Divisão Leste da Elite 16 que conta ainda com formações do City Oilers ( Uganda), Cube Omnisports de La Police Nationale (COSPN) do Madagáscar, sendo que os primeiros dois classificados apuram-se para as meias-finais que vão ditar os três apurados para fase final a decorrer próximo ano.
O calendário de jogos dos “locomotivas” do Chiveve indica que no dia 22 pelas 17 Horas os moçambicanos deverão jogar com o Cube Omnisports de La Police Nationale encerrando a primeira fase da prova enfrentando o City Oilers no dia 23 , a mesma hora que a partida da jornada anterior.
Dos adversários a enfrentar, os “locomotivas”já mediram forças, em Maio deste ano, com o City Oilers do Uganda, e perderam por 96-75, em desafio inserido na quinta jornada da Conferência Nilo da Liga Africana de Basquetebol.
Lembre-se que, no Grupo A da Divisão Leste, estão o Cape Town Tigers (África do Sul), Pazi Basketball (Tanzânia), Academia da NBA em África e o quarto integrante a ser convidado pela organização do certame.
CABO VERDIANO MICHAEL MENDES É REFORÇO
Entretanto, nas vésperas da partida para a África do Sul, o Ferroviário da Beira anunciou a contratação do cabo-verdiano Michael Mendes para reforçar a equipa que vai procurar concretizar a terceira qualificação para a fase final da prova.
O poste de 33 anos, de 2.03 metros, com 102 quilogramas, sendo que ao nível de clubes conta com passagens pelo Galitos, CAB Madeira e Sapaense, todos clubes de Portugal. Mendes já jogou por 13 vezes pela selecção de Cabo Verde e no último Campeonato do Mundo decorrido este ano evoluiu em cinco jogos, marcou 29 pontos e fez 8 assistências.
Michael Mendes junta-se aos norte-americanos Will Perry e Najeal Young que já são caras conhecidas e que na última temporada estiveram ao serviço dos “locomotivas” do Chiveve na fase final da BAL. (LANCEMZ)