desporto mocambicano

Ferroviário da Beira e Costa do Sol com final da Liga de Basquete à vista

  • 551

O Ferroviário da Beira e o Costa do Sol estão a uma vitória da final da 15ª edição da Liga Moçambicana de Basquetebol Sénior Masculina, também designada por Liga Mozal, ao vencerem o jogo 1 do play-off à melhor de três das meias-finais que decorre no pavilhão do Maxaquene. Os “locomotivas” do Chiveve confirmaram o seu favoritismo ao derrotarem o Maxaquene por 91-52, enquanto que os “canarinhos” venceram o Ferroviário de Maputo por 73-79. O segundo jogo destas meias-finais está agendado para esta segunda-feira, 9 de Dezembro.

 

Por Redacção LanceMZ

 

 

O pavilhão do Maxaquene registou boa casa para testemunhar o jogo um da meia-final disputada no sistema de play-off à melhor de três jogos entre o Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol duas equipas que habituaram o público a duelos periclitantes sempre que se encontram e esta partida não fugiu à regra com o equilibrou a dominar o primeiro quarto em que as duas equipas saíram igualadas a 22 pontos.

 

Nos 12 minutos seguintes os “canarinhos” procuraram fugir, com Daniel Maveure que assinalou um duplo-duplo 10 pontos e 10 ressaltos a puxar pela sua equipa, encontrando resposta dada por Ermelindo Novela (13 pontos e 7 ressaltos) que colocava os “locomotivas” dentro dos carris, mas ao intervalo a vantagem era para o Costa do Sol que vencia por 6 pontos de diferença, ou seja 36-42.

 

A proximidade dos pontos entre as duas equipas não previa que Miguel Guambe instiga-se à sua equipa a uma brilhante e espectacular terceira etapa, pois o Costa do Sol disparou para uma vantagem de 14 pontos, com Danilo Cumbe (10 pontos e 9 ressaltos) a finalizar com afundanços e pontos certeiros e Nilton Seifane (14 pontos e 5 roubos de bola) a colocarem o resultado em 47-61.

 

No último quarto Baggio Chimondzo que foi certeiro da linha dos três pontos terminando com 17 pontos e 3 roubos de bola deu outro alento ao ataque dos “locomotivas”, mas a simplicidade do jogo de Klaus Bunguele que contribuiu com 14 pontos e a explosão de Milton Caifaz (21 pontos e 9 ressaltos) que foi eficaz debaixo da tabela e no tiro exterior, levaram o Costa do Sol a uma convincente vitória por seis pontos, ou seja, 73-79, abrindo boas perspectivas para o segundo jogo a realizar esta segunda-feira, 9 de Dezembro.  

 

LOCOMOTIVAS DO CHIVEVE TRUCIDAM TRICOLORES

 

O Ferroviário da Beira está em vantagem nas meias-finais do Campeonato Nacional de basquetebol após derrotar o Maxaquene no primeiro jogo desta fase por 89-52, num jogo em que os "locomotivas" estiveram em vantagem no marcador.

 

Os "locomotivas" começaram o jogo com o pé no acelerador tendo entrado no jogo com as suas principais estrelas a darem um verdadeiro Show de basquetebol, como foi o caso de Ismael Nurmamade (17 pontos e 4 assistências) a ser o principal protagonista, o que fez com que o Ferroviário da Beira saísse do primeiro quarto a vencer com um parcial de 28-18 dez pontos de diferença.

 

No segundo quarto as duas equipas baixaram de produção, mas o “verde-e-branco" levaram a melhor, mesmo tendo feito várias alterações no seu cinco, ao longo do jogo. Com um parcial de 20-14 os "locomotivas" saíram para o intervalo com uma vantagem de 16 pontos, com o placar a indicar 48-32.

 

No reatamento os “locomotivas” da Beira, voltaram a estar em destaque tendo feito a melhor pontuação de todo jogo alcançado 27 pontos contra apenas 11 do Maxaquene que começou a conformar se com a derrota e o resultado era de 75-43, ainda que Joaquim Octávio Chuma com os seus 13 procurasse colocar os “tricolores3 a discutir o jogo. Refira-se que os “tricolores” viram Aurélio Chiziane a lesionar-se com alguma gravidade no braço esquerdo, tendo sido levado de emergência para o Hospital Central de Maputo.

 

Já no último quarto os "tricolores" treinados por Horácio Martins, acabaram por fazer a pior pontuação de todo o jogo com apenas 9 pontos anotados enquanto isso o Ferroviário da Beira que estava a gerir o seu plantel, conseguiu fazer um total de 16 pontos fixando o resultado final em 91-52, o que coloca os "Locomotivas" da beira em vantagem na eliminatória, numa partida em que Ayad Munguambe contribuiu com 18 pontos e o norte-americano Lucman Lundy anotou também 18 pontos.

 

FERROVIÁRIO DE NAMPULA PRÓXIMO DO 5º LUGAR

 

Entretanto, no jogo de atribuição do quinto lugar (disputado à melhor duas partidas) o Ferroviário de Nampula bateu o Clube Desportivo Municipal da Beira por 65-79. Os 14 pontos de diferença colocam os “locomotivas” de Nampula em boa posição para chegar ao quinto posto da Liga Moçambicana de Basquetebol.

 

Os axinenes dominaram todo jogo, pois saíram do primeiro quarto a vencer por 15-26, vantagem de 11 pontos que reduziu para 4 ao intervalo, com o resultado a fixar-se em 40-44.

 

Nos dois últimos os pupilos de Paulino Feliciano superaram aos rapazes de José Delfino que no terceiro quarto venciam por 60-57, mas o Ferroviário de Nampula deu a volta ao texto ao vencer por 65-79, com uma boa prestação de Gilberto sardinha que registou um duplo-duplo (17 pontos e 12 ressaltos), bem como do sul-africano Nkuleleko Mokwena que anotou 16 pontos e 11 ressaltos e de Lazio Teixeira que terminou a partida com 18 pontos. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .