O Ferroviário da Beira e a Black Bulls não foram além de um empate a uma bola no jogo de destaque da 15ª jornada do Moçambola 2024. Com a divisão de pontos, os “touros”viram encurtar para três pontos a vantagem para com o segundo classificado, passando a somar 32 pontos contra 29 da União Desportiva do Songo que empatou na tarde de sábado na partida disputada frente ao Baía de Pemba. Já os “locomotivas” do Chiveve somam 19 pontos e estão em quinto lugar.
Por Redacção LanceMZ
O Caldeirão do Chiveve esteve com casa cheia para testemunhar o embate entre o actual campeão em título no Moçambola e o líder do Campeonato Nacional, nomeadamente, Ferroviário da Beira e Black Bulls, que estão separados na tabela classificativa por 13 pontos.
Tal como se previa, o jogo começou equilibrado comas duas equipas a prenderem-se em aspectos tácticos, ainda que os donos da casa procuram-se chegar aos 11 minutos quando Nelson Drivassone tira um remate cheio de intenção, mas a bola a passar a escassos centímetros da baliza de Ernan Siluane.
Na resposta aos 26 minutos, a defensiva dos “locomotivas” facilitou e Chamito quase consegue enviar a bola para o fundo das redes, mas valeu a atenção do guarda-redes Simplex que com uma palmada desviou para canto.
Aos 28 minutos Danilo cobra um pontapé de canto pela esquerda com a bola a ir direitinha para a cabeça de Nené que tirou vantagem da sua altura e saltou mais alto rematando para o fundo das redes inaugurando o activo. Balde de água fria que arrefeceu o Caldeirão do Chiveve.
Os donos da casa reagiram, foram atrás do prejuízo e aos 35 minutos viram o esforço compensado. João Bonde cobra um livre para o interior da área de baliza, onde aparece Danito a fazer um primeiro desvio do guarda-redes Ernan e na insistência Celso acaba enviando a bola para o interior das redes, restabelecendo a igualdade na partida, com que terminou a primeira parte.
ALFINAR FAZ VISTA GROSSA A UM PÊNALTI
Na segunda etapa da contenda o equilíbrio manteve, mas foi a Black Bulls a ameaçar a baliza contrária aos 51 minutos quando Nené tira um remate do meio da rua que passa ao lado da baliza de Germano.
Aos 83 minutos os “touros” pedem falta no interior da área de baliza, quando Danito derruba o atacante Melque, mas o árbitro Artur Alfinar fez vista grossa a uma potencial grande penalidade a favor da equipa visitante.
Na resposta Ling teve tudo para chegar ao segundo golo para a equipa da casa, mas o seu remate rasteiro acabou por sair a escassos centímetros da baliza de Ernan Siluane que não ganhou pelo susto.
A Black Bulls também esteve próxima do seu segundo golo, primeiro num livre cobrado por Martinho que foi defendido por Simplex que fez a bola passar ao lado da baliza “locomotiva”. Já no quinto minuto de compensação dos 90, Fidel coloca a bola na pequena área onde aparece Ejaita que tinha tudo para encostar a bola para o fundo das redes, mas o seu toque acabou levando a bola a passar ao lado da baliza.
E foi com a divisão de pontos que acabou terminando o encontro de maior cartaz da 15ª jornada do Moçambola e alegrou os adeptos que marcaram boa presença no Caldeirão do Chiveve. (LANCEMZ)