Foi durante a visita do Caifadine Manasse, novo ministro da Juventude e Desporto ao Estádio Nacional do Zimpeto, efectuada nesta segunda-feira, 10 de Fevereiro, que o presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Feizal Sidat, mostrou-se confiante quanto à realização da partida dos Mambas frente a selecção da Uganda, a contar para a 5ª jornada de Qualificação ao Mundial 2026 no ENZ, apesar deste encontrar-se interditado pela CAF.
Por Artur Manhique
Segundo Feizal Sidat, a FMF já enviou um relatório detalhado sobre as condições do relvado do Estádio, destacando a evolução do piso desde o último jogo em Dezembro entre as equipas da Black Bulls e Al Masry.
“Nós mandamos algumas imagens do piso à CAF, o qual melhorou bastante em relação ao último jogo em Dezembro. Esperamos que a FIFA e a CAF aprovem o nosso campo para que possamos fazer os jogos aqui. Fizemos um relatório bastante exaustivo, com o compromisso de, no dia 21 de Março, termos o campo pelo menos a 90%, 95%, para que nós possamos fazer cá o jogo frente ao Uganda”, disse Feizal Sidat, presidente da FMF.
VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE
Por outro lado, Sidat afastou a possibilidade de cogitar a hipótese de mudar o duelo para outro campo como plano alternativo, reforçando a confiança na realização da partida em território nacional.
“Vamos todos ser optimistas para que o jogo se realize aqui no Estádio Nacional de Zimpeto. Nós não estamos a pensar no plano B. Neste momento, estamos a pensar no plano A, que é fazer o jogo aqui e eu estou muito optimista que a gente faça o jogo cá”, repisou o dirigente da Federação Moçambicana de Futebol.
EM PERSPECTIVA EXCURSÃO PARA ARGÉLIA
Outro ponto em destaque é a organização da excursão de adeptos para apoiar a combinado nacional na deslocação para a Argélia enfrentar a equipa da casa no duelo da 6ª Jornada do Grupo G de qualificação ao Mundial 2026.
“Está quase que garantido a realização da excursão. A semelhança que fizemos com a Guiné Bissau, vai ser feita com o nosso parceiro que é a Linhas Aéreas de Moçambique. Estamos a trabalhar com eles para ter preços bonificados para os adeptos e estamos otimistas que vamos conseguir fazer mais uma vez com a ajuda de todos”, completou Sidat.
VEJA A VISITA AO ESTÁDIO DO ZIMPETO
CENTRO TÉCNICO SERÁ REALIDADE
Além das preocupações com o Estádio, a FMF segue empenhada na construção do Centro Técnico Nacional, um projecto orçado em 5 milhões de dólares. Feizal Sidat, compartilhou que a construção terá uma duração de 18 meses e vem oferecer melhores condições para o desenvolvimento do desporto no país.
“Penso que é uma boa infraestrutura para o desenvolvimento do futebol em particular e do desporto no geral. Naturalmente o Centro Técnico vai ter todas as condições para que um atleta sinta-se confortável dentro daquelas instalações. O que senti da parte da sua excelência Ministro é que deve-se continuar. Estamos a trabalhar nas últimas fases com a FIFA. Acredito que em dois ou três meses possamos, com um pouco de optimismo, lançar a primeira pedra”.
Moçambique, ocupa a segunda posição do Grupo G com 9 pontos, os mesmos que o líder Argélia ao fim de 4 jogos disputados. (LANCEMZ)