O Ferroviário da Beira recebe neste domingo, 1 de Setembro, a formação da Black Bulls em jogo de destaque da 15ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol, Moçambola 2024. Os “locomotivas” do Chiveve vão procurar travar os “touros” seguindo o exemplo do seu homónimo de Nampula que se deslocou a Tchumene e arrancou um empate a uma bola, em partida da 14ª ronda da prova.
Por Redacção LanceMZ
A turma orientada por Daúto Faquirá vai receber a formação orientada por Hélder Duarte depois de duas vitórias consecutivas e com golos apontados por Ali Kayembe, que na sua partida de estreia com as cores verde-e-branca na 12ª ronda marcou o tento com que o Ferroviário da Beira derrotou o homónimo de Nampula, acto idêntico aconteceu esta semana no jogo de atraso da 13ª jornada em que a formação do Chiveve derrotou o Brera Tchumene por 1-0.
Entre estas duas partidas, os “locomotivas” tem o registo de uma derrota e um empate em jogo de acesso a Taça CAF, onde na primeira mão foram derrotados por uma bola zero e no jogo de retorno empataram a zero com o Mbabane Swallows, resultados que tiveram como efeito a eliminação desta competição.
VEJA A ANTEVISÃO NO NOSSO YOUTUBE
Já a Black Bulls vai ao Caldeirão do Chiveve depois de registar dois empates para o Moçambola, o primeiro frente ao Ferroviário de Maputo, a uma bola, resultado idêntico que se registou na última terça-feira frente a formação dos “locomotivas” de Nampula. Apesar disso, os “touros” mantêm a liderança isolada no Campeonato Nacional com 31 pontos.
No intervalo dos dois jogos, para ao acesso à Liga dos Campeões Africanos, os “touros” tiveram uma super produção de 11 golos, na eliminatória frente ao Alizé Fort das Ilhas Comores que na primeira mão perderam por 7-0 e na partida da segunda mão foram derrotados por 4-0, com todos jogos a decorrerem no campo número 1 da Lalgy Arena.
VITÓRIAS DOS TOUROS EM 2024
Este será o terceiro frente-a-frente entre Daúto Faquirá e Hélder Duarte na presente temporada futebolística, sendo que o primeiro duelo entre os dois treinadores da escola portuguesa teve lugar na cidade da Maxixe, por ocasião da SuperTaça Mário Coluna Jogabets, em que a vitória acabou por sorrir para a Black Bulls por 2-0, com os golos a serem apontados por Kadre e Samuel, em jogo realizado a 13 de Abril.
Perto de um mês depois, ou seja, a 11 de Maio, às duas equipas voltaram a medir forças, desta feita para o Moçambola 2024, e a vitória voltou a sorrir novamente para a equipa de Hélder Duarte que venceu por 2-1, com golos de Danilo e Hammed, enquanto que o Ferroviário da Beira marcou o seu golo de honra por intermédio de Dayo António.
O jogo de domingo será uma oportunidade para o Ferroviário da Beira procurar repetir o feito registado na época passada em que recebeu e derrotou a Black Bulls por 3-1, numa partida que galvanizou a equipa então orientada por Hélder Duarte para a conquista do Moçambola 2023.
Para dirigir os jogo Ferroviário da Beira – Black Bulls a Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (CNAF) nomeou uma equipa de arbitragem chefiada por Artur Alfinar (da Comissão Provincial de Árbitros de Futebol de Sofala), que será auxiliado por Castro Betane (1º auxiliar, Inhambane) e Inocêncio Virgílio (2º auxiliar, Inhambane) e Alifa Manzine (Sofala) será o quarto árbitro.
A entrada para esta jornada, a Black Bulls segue na dianteira da classificação com 31 pontos, em 13 jogos, enquanto que o Ferroviário da Beira que também tem um jogo por realizar segue na quinta posição com 18 pontos. (LANCEMZ)