A selecção nacional de basquetebol sénior feminina foi eliminada dos quartos-de-final do AfroBasket 2023 que decorre em Kigali, no Ruanda, ao perder por 59-52, na partida decorrida no BK Arena e que encerrou a disputa pelo acesso às meias-finais da competição. A derrota significa que Moçambique viu ruir o senhor de chegar ao torneio pré-olímpico que vai ter lugar em Fevereiro de 2024 no qual o primeiro e o segundo classificado desta competição vão disputar o acesso para a prova que terá lugar em Paris.
Por Alfredo Júnior em Kigali
À partida de sabia que o confronto entre Moçambique e a Nigéria seria de todo complicada para as pupilas de Carlos Aik tendo em conta o histórico entre os dois conjuntos, pois em sete confrontos directos entre as duas selecções no AfroBasket as moçambicana apenas haviam ganho dois, nomeadamente a 28 de Setembro de 2007 por 69-61 e em Setembro de 2013 em Maputo por 74-77, enquanto que as D’Tigers sendo o último a 18 de Setembro de 2021 em Yaoundé nos Camarões por 67-50.
Apesar deste histórico Moçambique quis tirar proveito do facto de a selecção da Nigéria não contar com a maioria das jogadoras que a tornaram tri-campeã africana, grande parte delas que evolui na melhor liga feminina do mundo, a WNBA. Mas, as pupilas de Rena Wakama entraram determinadas em impor o seu domínio na partida e ganharam uma vantagem 14-6, nos primeiros cinco minutos.
Mas Moçambique terminou o quarto em vantagem com uma assistência de Silvia Veloso para uma bomba dos três arremessada por Ingvild Mucauro que colocou o resultado em 16-18 no final dos primeiros dez minutos de jogo.
No segundo quarto o equilíbrio manteve-se com os pontos a sucederem-se em cada uma das tabelas, com Ingvild a ser a mais inconformada e a primeira parte terminou com Moçambique a vencer por 29-33.
No terceiro quarto a selecção nacional chegou a ter uma vantagem de dez pontos, mas o excelente aproveitamento do lançamento dos três colocou a Nigéria com uma vantagem de três pontos, 47-43 era o resultado.
No último quarto veio aonde cima a superioridade das tri-campeãs africanas com Amy Okonkwo a terminar o jogo com 17 pontos e 6 ressaltos e Elizabeth Balogun a fazer 12 pontos e ganhar 7 ressaltos, assegurando a vitória das Nigerianas por 59-52.
Tâmara Seda voltou a registar um duplo-duplo ao marcar 13 pontos e ganhar 10 ressaltos, Ingvild Mucauro fez 11 pontos e 7 ressaltos, enquanto Silvia Veloso contribuiu com 9 pontos, 5 roubos de bola e 4 ressaltos.
Esta quinta-feira o combinado nacional inicia a disputa das classificativas do quinto ao oitavo lugar, defrontando às 15 Horas o Uganda, enquanto que os Camarões vão medir forças com a Guiné. (LANCEMZ)