O Costa do Sol sagrou-se vencedor da Supertaça Jogabets em basquetebol sénior masculinos ao derrotar o seu arquirrival Ferroviário de Maputo por 78-74. Numa noite marcada por estreias de cada um dos lados, a partida foi decidida nos instantes finais tendo valido a experiência dos “canarinhos” que se apresentaram em campo mais frescos. Milton Caifaz foi eleito o Jogador Mais Valioso da contenda em que os “canarinhos” conquistaram o prémio de 50 mil Meticais oferecidos pela Jogabets, a maior casa de apostas genuinamente moçambicana.
Por Redacção LanceMZ
Quem teve uma estreia auspiciosa na presente temporada foi o treinador Milagre Macome que regressou vitorioso ao basquetebol depois de ter ficado três anos longe do comando técnico de uma equipa sénior masculina, curiosamente tendo regressado ao Costa do Sol depois de ter orientado o Ferroviário de Maputo.
Os “canarinhos” tiveram uma entrada de rompante e chegaram a uma vantagem de 14 pontos, com 27-13 ao cabo de 12 minutos de jogo, sendo que no segundo quarto a partida registou o parcial de 15 igual, que manteve a diferença pontual no final da primeira parte que registou o resultado de 42-28, numa etapa em que Milton Caifaz era quem brilhava no lado “canarinho”.
No terceiro quarto Milagre Macome rodou mais o seu banco, situação aproveitada por João Mulungo que colocou a sua “locomotiva” a reduzir a desvantagem situando-se em 13 pontos ao cabo de 36 minutos de jogo, com o placar a assinalar 61-54.
A boa prestação do Ferroviário se Maputo continuou no último quarto com o recém-contratado Titos Benjamim (ex-Costa do Sol) a fazer os “locomotivas” a acreditarem na reviravolta, visto que teve uma sequência de lançamentos triplos que levantaram o pavilhão e colocaram o resultado em 76-74, quando faltavam 15 segundos para o fim da contenda. Valeu a calma dos jogadores do Costa do Sol que se mantiveram no comando do marcador que no final da partida observou o resultado de 78-74. (LANCEMZ)
Milton Caifaz eleito MVP
No final da partida masculina, Milton Caifaz foi eleito o jogador mais valioso da final (MVP), graças ao seu contributo para a vitória do Costa do Sol. Sobre a eleição o jogador teceu os seguintes comentários:
“O encontro foi bonito, ganhamos o jogo, ser MVP não é uma coisa que tem haver com o colectivo, aliás essa é a forma como pensamos na nossa equipa. Foi encolhido por ter tido uma melhor prestação, foi o primeiro da época e espero que venham muito mais. Podem esperar de nós muito trabalho e dedicação, que é o que o desporto perde, muitas conquistas e claramente proporcional espectáculo para o público não podemos via aqui só para passear, temos que passear a classe.”