Moçambique volta a não ter um estádio aprovado pela Confederação Africana de Futebol para acolher jogos oficiais sob sua égide ou da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O jogo entre a Associação Black Bulls e o Enyimba da Nigéria do próximo domingo, 15 de Dezembro, será o último a ter lugar naquele recinto até que os problemas elencados pela CAF sejam resolvidos, segundo avança o jornal Noticias.
Por Redacção LanceMZ
Com efeito, a CAF tomou a decisão de nova interdição do Zimpeto devido o mau estado do relvado, a iluminação deficiente para a realização de jogo no período nocturno e a falta de torniquetes para o controlo do acesso dos espectadores ao maior recinto desportivo do país construído após a independência.
Refira-se que em 2022 o Estádio Nacional do Zimpeto recebeu um novo relvado, sendo que na última inspecção foi dada ao rectângulo de jogos, quiçá a parte mais importante desta avaliação, pois é lá onde decorre o espectáculo do futebol. Actualmente o relvado encontra-se com aspecto de aparentar estar queimado em alguns sectores que perdeu a cor verde que deveria ser a normal.
VEJA A INSPECÇÃO FEITA EM 2022
Em relação aos torniquetes, é de realçar que ainda não foi concluída a sua instalação e estão a ser utilizadas barreiras metálicas sem dispositivos eletrónicos que devem ser utilizados para o controle das entradas dos espectadores.
Estas e outras deficiências ficaram evidentes e foram registadas na noite do último domingo em que a Black Bulls recebeu e empatou a uma bola frente a Al Masry, em partida a contar para a segunda jornada do Grupo C da Taça CAF. Curiosamente este jogo teve como Coordenador Geral Joshua Robert Knipp, o sul-africano que em 2022 foi mandatado pela Confederação Africana de Futebol para inspecionar o Estádio Nacional do Zimpeto.
VEJA Q REPORTAGEM SOBRE A COLOCAÇÃO
Esta é a terceira vez que o Estádio Nacional do Zimpeto é interditado, sendo que as anteriores aconteceram em 2021 e 2022, tendo ficado impossibilitado de acolher jogos da selecção nacional de futebol por cerca de seis meses em cada sansão.
MBOMBELA PODERÁ SER ALTERNATIVA
Com a nova interdição do Estádio Nacional do Zimpeto a partir de 16 de Dezembro, a Federação Moçambicana de Futebol e a Associação Black Bulls serão forçadas a indicar um outro recinto e fora do país para acolher os jogos da selecção nacional de futebol e dos touros, respectivamente para a qualificação ao Mundial 2026 e para a fase de Grupos da Taça CAF.
A Black Bulls será a primeira afectada tendo em conta que devera receber no seu burgo a turma do Zamalek SC do Egipto em jogo integrado na quinta jornada do Grupo C da Taça CAF, partida que está agendada para ter lugar a 12 de Janeiro de 2025.
Já os Mambas tem agendado um encontro da 5ª jornada do Grupo G de Qualificação ao Mundial 2026 frente ao Uganda, partida que está agendada para o dia 17 de Março de 2025 e que deveria ter como palco o Estádio Nacional do Zimpeto.
Assim, o Mbombela Stadium, em Nelspruit, na província vizinha de Mpumalanga, na África do Sul poderá ser o estádio escolhido tanto pela Associação Black Bulls e pela Federação Moçambicana de Futebol para acolher os próximos compromissos dos “touros” e dos Mambas. (LANCEMZ)