Numa tarde repleta de emoções no basquetebol, desde os iniciados até aos séniores, o Pavilhão do Desportivo Maputo acolheu, neste domingo, 16 de Fevereiro, a 2ª edição da Jogabets All Star Game, evento organizado pela Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM) em parceria com a Jogabets.
Por Redacção LanceMZ
No principal atrativo do dia, a equipa Aviator, orientada por Gerson Novela, venceu o Team Rocket Man por 121-109. Apesar da entrada em falso, tendo saído ao intervalo em desvantagem, o Team Aviator conseguiu dar a volta por cima na segunda etapa, muito graças à grande atuação de Fernando Rungo, da A Politécnica, que, ao lado de Elton Soeiro, conduziram a equipa a um triunfo construído no último quarto.
Nos prémios individuais, Fernando Rungo foi a grande figura da tarde ao ser eleito MVP, enquanto Stélio Rodrigues, apesar da derrota, o novo reforço da equipa sénior do Costa do Sol esteve em grande plano, tendo terminado com o melhor marcador da partida.
VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE
Nos concursos, destaque para as disputas acirradas entre Baggio Chimondzo e Elton Soeiro na prova dos triplos, com o internacional moçambicano dos “locomotivas” da capital a fazer valer a sua experiência e a levar a melhor no último assalto e entre Toni e Miller na disputa dos afundanços, que, diferente da prova dos triplos, a disputa terminou empatado, com os dois atletas a dividir o prémio.
Os jogadores elogiaram a organização pelo evento e destacaram a importância da iniciativa para o basquetebol a nível da Cidade de Maputo.
Além do duelo principal, o evento contou ainda com jogos entre os juniores masculinos do Costa do Sol e Ferroviário de Maputo. No feminino, um encontro especial de recreativo colocou frente a frente árbitras e antigas praticantes da modalidade.
Na ocasião, as integrantes das duas formações congratularam a iniciativa promovida pela ABCM e pela Jogabets, destacando os ganhos que o movimento traz para a modalidade.
“A iniciativa é boa, traz mais motivação para os jovens e deve acontecer anualmente porque dá uma maior visibilidade aos jovens que procuram singrar na modalidade”, disse a árbitra Cátia Sábado.
“Acho uma boa iniciativa, principalmente para nós que somos fazedores do Basquetebol, mas não estamos mais no activo. Sentimo-nos privilegiadas por sermos a equipa escolhida para fazer parte desse evento bonito”, explicou a ex-jogadora Filomena Micato.
ORGANIZADORES FAZEM UMA AVALIAÇÃO POSITIVA DO EVENTO
Sérgio Hitié, presidente da ABCM, fez uma avaliação positiva da 2ª edição do evento, destacando a valorização do trabalho que está sendo realizado pela nova direcção. Opinião partilhada pelo director comercial da Jogabets, Vasco Jafar, que também reforçou a disponibilidade da maior casa de apostas genuinamente moçambicana para apoiar eventos do género.
“O balanço é super positivo, tivemos uma aderência fora daquilo que esperávamos, mas acho que isso é sinônimo de que as pessoas continuam a confiar na ABCM, na juventude que está na ABCM e naquilo que fazemos que é trazer uma dinâmica nova e novas actividades”, afirmou o presidente da ABCM, Sérgio Hitié.
“Está foi a forma que encontramos para dar o pontapé de saída a época desportiva do Basquetebol. Queremos agradecer ao público que esteve cá presente, dizer que vamos procurar melhorar a cada ano dentro daquilo que estiver ao nosso alcance e que a Jogabets como empresa moçambicana estará cá para apoiar esse tipo de iniciativa”, avançou Vasco Jafar.
Além dos jogos, a programação contou com uma Feira Cultural, que incluiu gastronomia, serviços de saúde e apresentações culturais. A animação musical ficou por conta dos artistas Djimeta, Kadabra MC e do grupo Cuamba Dance. (LANCEMZ)
“Iniciativa gratificante” – Stélio Rodrigues; Melhor Marcador
“A iniciativa do All Star Game é gratificante, a organizarem está de parabéns. Em relação ao prémio é fruto de muito trabalho, começamos a trabalhar com a minha equipa a mais de um mês por isso o prémio é de todos nós”.
“Organização está de parabéns” – Fernando Rungo, MVP do All Star Game
“Está de parabéns a organização e ao basquetebol nacional por ter eventos como esse. É a primeira vez que ganho um troféu desse tipo, mas dizer que foi um trabalho em equipa. Espero que esta nomeação possa inspirar-me para uma boa época que esta a iniciar e conto com a colaboração de todos os colegas”.
“Muito bom para iniciar a época” – Baggio Chimonzo, Vencedor do Concurso de Triplos
“Esse tipo de iniciativa é sempre muito positivo principalmente para começar a época e foi muito bom ver o público que aderiu em massa. Espero que esse tipo de iniciativa continue pelos próximos anos, é disso que precisamos para reavivar o basquetebol da cidade”.