A selecção nacional Sub-20 de Moçambique saiu derrotada por 4-5 pela Eswatine em jogo da primeira jornada da Taça COSAFA, que conta para as eliminatórias de acesso ao Campeonato Africano das Nações (CAN). A partida estava inserida n o Grupo A da 29ª edição do Torneio Sub-20 COSAFA-2024, que arrancou, nesta quinta-feira, 29 de Setembro, na Arena Lalgy, em Tchumene, Município da Matola, Moçambique.
Por Redacção LanceMZ e Sydney Mahlangu/BackpagePix
Foi uma derrota que deixou desiludidos os adeptos que marcaram presença assinalável no campo número um da Arena Lalgy, grande parte dos quais se fez ao local atraídos pelos bons resultados alcançados por este escalão que conquistou o único título do futebol moçambicano, concretamente o trofeu da Taça COSAFA 2020 e o segundo lugar em 2022 que valeram a presença em duas edições consecutivas do CAN da categoria.
Com forte apoio seu público, os “Mambinhas” inauguraram o activo quando estavam jogados 19 minutos, depois de uma jogada envolvente em que Kelvio Neves finalizou da melhor forma, para o delírio do público.
No entanto, a alegria dos moçambicanos foi sol de pouca dura, pois os representantes do Reino do Eswatini deram a volta ao texto, chegando ao empate aos 35 minutos por Phiwayinkhosi Dube e, dois minutos depois, Alakhe Mdluli ampliou a vantagem fazendo o 2-1, resultado com que se foi ao intervalo.
No reatamento, a equipa da casa voltou a consentir mais um golo, fruto da falta de comunicação entre o guarda-redes e a defensiva. Njongo Mazibuko, tirou proveito do erro e fez o 3-1. Marcaram ainda para Eswatini Mdluli (52´), Mazibuko (46´), sendo que Kelvio (61´) voltou a facturar o segundo na sua conta pessoal e o capitão Fernando José (37´) marcou de pênalti. Já nas compensações, Yuran fez o 4-5. Caso para dizer que Eswatini foi um autêntico desmancha-prazer na casa do anfitrião.
ZIMBABWE E BOTSWANA EMPATAM
No primeiro desafio da jornada e integrado no Grupo A, as selecções do Zimbabwe e do Botswana não foram para além de um empate a uma bola (1-1). Depois de dois anos ausentes das competições internacionais, a selecção do Zimbabwe, entrou a vencer graças ao golo do meio-campista Enock Moyo a passagem do minuto 29, mas Botswana não permitiu que os zimbabweanos ficassem com os três pontos, chegando ao golo da igualdade por intermédio do capitão Philip Kaku, aos 74 minutos.
Na próxima jornada, Zimbabwe enfrentará Eswatini, no dia 28 de Outubro, às 12:00 horas, enquanto Moçambique terá pela frente Botswana (15:00 horas).
Segundo o Regulamento da prova, o primeiro classificado de cada grupo, juntamente com o segundo melhor colocado, avançarão para as meias-finais, enquanto que as duas equipas que chegarem às finais da competição preliminar regional seguirão para a fase continental do próximo ano, que por sua vez, servirá de qualificação para a Taça do Mundo– 2025 a ser realizada no Chile.
Quatro nações africanas estarão representadas e a região da África Austral espera ter duas, depois de Angola, África do Sul e Zâmbia terem representado a região no passado.
Entretanto, amanhã, sexta-feira, Zâmbia, iniciará a luta pela defesa do título, medindo forças com Angola, às 15:00 horas, no Campo Número 1 da Associação Black Bulls, sendo esta a única partida do Grupo B, uma vez que o mesmo ficou reduzido a três equipas, após a desistência da selecção insular de Madagáscar.
Ainda na sexta-feira, o Grupo C entrará em acção com um jogo entre Comores e Lesotho às 12:00 horas , antes de África do Sul e Malawi defrontarem-se às 115:00 horas. Todos esses jogos serão disputados nos campos número um e dois, da Associação Black Bulls, magníficas instalações do clube de primeira linha de Moçambique.
As meias-finais serão realizadas no dia 3 de Outubro e a final agendada para dois dias depois. (LANCEMZ)