As equipas do Ferroviário de Maputo, de Nampula, New Vision de Pemba e Maxaquene apuraram-se para a fase regular da Liga Moçambicana de Basquetebol em seniores masculinos, também designada por Liga Mozal, ao terminarem nas quatro primeiras posições da Série A de apuramento da prova que decorreu em Nampula.
Por Redacção LanceMZ
Estas formações juntam-se ao Ferroviário da Beira, Costa do Sol, A Politécnica e Município da Beira que foram as apuradas ao nível da Série B cuja etapa de apuramento decorreu na cidade da Beira.
Na prova que decorreu em Nampula, o Ferroviário de Maputo terminou invicto ao registar cinco vitórias em igual número de jogos, sendo que na última jornada derrotou a turma do Maxaquene por 76-58, sendo que os “tricolores” terminaram na quarta posição da competição.
A sensação da prova foi a equipa da New Vision de Pemba que depois de derrotar a formação do Maxaquene voltou a destacar-se ao vencer o Ferroviário de Nampula por 92-66, num duelo entre as duas melhores formações do norte do país que agitou o pavilhão dos Axinenes.
A fase final da Liga Moçambicana de Basquetebol poderá acontecer em finais de Novembro próximo, depois de a selecção nacional sénior masculina participar na Janela de Apuramento ao Afrobasket 2025.
Recordar que a FIBA-África atribuiu ao Senegal a responsabilidade de organização desta janela de qualificação que deverá ter lugar entre os dias 22 e 24 de Novembro, segundo revelou uma fonte ligada ao organismo máximo da bola-ao-cesto ao nível continental. (LANCEMZ)