Na véspera da viagem dos atletas moçambicanos para a participação nos Jogos Olímpicos Paris 2024, a Embaixada da França em Moçambique, inaugurou, na manhã desta quarta-feira, um mural dedicado às Olimpíadas marcadas para iniciarem no próximo dia 26 de Julho, devendo prolongar-se até 11 de Agosto.
Por Redacção LanceMZ
No evento, que também serviu para a despedida dos atletas que vão aos Jogos Olímpicos, o Embaixador da França, Yann Pradeau, destacou que o mural pintado pelo artista Sebastião Coana, reforça a amizade entre Moçambique e França através do desporto.
VEJA A REPORTAGEM NO NOSSO YOUTUBE
“Permitam-me agradecer ao artista Coana, que soube suscitar em nós belas emoções, hoje, com esta obra pintada na fachada da nossa embaixada. Uma obra que presta homenagem aos Jogos Olímpicos, mas também, à amizade entre Moçambique e a França, através do desporto e do inconsciente colectivo que ele soube revelar”, disse o Embaixador.
A Missão Moçambique na capital francesa, conta actualmente com sete atletas confirmados, e Pradeau, avançou sobre a possibilidade de mais atletas nacionais serem convidados a fazer parte da competição.
“Um passarinho me diz que, até à abertura dos jogos, poderemos ter o prazer de contar entre os qualificados outros atletas da natação, do atletismo, da canoagem ou ainda do ténis”, afirmou Yann Pradeau.
Na mesma senda, Júlio Mendes, o secretário Permanente da Secretaria de Estado do Desporto (SED), e Razaque Manhique, dirigente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, aproveitaram a ocasião para congratular os atletas e mostraram confiança na prestação dos moçambicanos em Paris.
“Aos atletas qualificados, parabéns por esse feito. Nós, como SED, estaremos sempre empenhados em parceria com o Comitê Olímpico, na mobilização de condições para que os nossos atletas possam participar com orgulho e em representação dos mais de 30 milhões de Moçambicanos. Queremos desejar muita sorte, e que vocês abram as alas para que os outros atletas moçambicanos se inspirem em vocês”, sublinhou Júlio Mendes.
“Este mural, que hoje aqui nos mostram, com a autoria do nosso Sebastião Coana, é mais uma forma de elevar o nosso país, elevar a nossa participação. Significa dizer que, os nossos atletas, saem daqui, altamente encorajados e com convicção”, destacou o presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo. (LANCEMZ)