O jovem tenista moçambicano, Edilson Rosa, carimbou a passagem para final do Circuito Mundial de Ténis em Juniores que decorre na capital do país, ao derrotar o indiano Ronit Gupta nas meias-finais por 2 a 1 com parciais 4-6/6-1/6-4 e tornou-se no primeiro tenista nacional a alcançar o feito.
Numa partida disputada na manhã desta quinta-feira (08), nos Courts do Jardim Tunduro, em Maputo, o representante nacional começou o duelo com pé esquerdo ao perder o primeiro set por 4-6. Porém, conseguiu dar a volta no resultado e acabou por vencer o segundo e terceiro set por 6-1 e 6-4 respectivamente.
Edilson Rosa mostrou-se satisfeito pelo feito alcançado, visto que, chegar às semi-finais era o principal objectivo. "O sentimento é muito motivador e muito bom, porque já são muitos torneios tentados, mas sempre em baixo, mas nunca parei de treinar e nunca parei de sonhar com este momento".
Contudo, garantiu que, agora, o objectivo é assegurar que vitória no jogo da final, "O meu objectivo inicial era as semi-finais, como foi hoje, e, depois, o objectivo agora é ir ao pódio", afirmou o atleta.
JONAS ALBERTO E FRANCISCO DA CONCEIÇÃO EUFÓRICOS PELO RESULTADO
Para Jonas Alberto, presidente da Federação Moçambicana de Tenis, foi um jogo muito bem disputado, os dois atletas deram o seu melhor para beneficiar um bom espectáculo presente.
"Foi um jogo fantástico, estamos muito contentes com o que estamos a ver aqui, pela primeira vez, temos um atleta junior a chegar a final de um evento internacional, os pontos e o Ranking Mundial dele vai disparar. Portanto, é tudo positivo, é um balanço positivo, estou muito contente", concluiu.
Uma das figuras presentes na bancada, Francisco da Conceição, Director Nacional do Desporto de Rendimento, reforçou a satisfação pela passagem do Edilson para a final, e garantiu que amanhã (na final), se fará o campo para apoiar para que a medalha fique em território nacional.
"Estamos satisfeitos por ele estar na final, que continue com foco e amanhã, seguramente, estaremos aqui para poder torcer por ele para consiga deixar a medalha aqui em casa".
Por outro lado, refere que o Governo tem prestado apoio à modalidade através da Secretaria de Estado do Desporto, "O governo, através da Secretaria de Estado do Desporto, que é o principal gestor do sistema desportivo nacional, tem apoiado as Federações desportivas nacional de várias formas, quer sob ponto de vista financeiro quer técnico metodológica".
A partida da final, está agendada para está sexta-feira, às 10h, onde o Edilson Rosa, vai medir forças com o inglês Casey Drake, que, nas meias-finais, derrotou o Filip Ladman.










