Quando faltam cerca de 24 horas para a realização da etapa de apuramento ao Grupo A "/>  

Quando faltam cerca de 24 horas para a realização da etapa de apuramento ao Grupo A "/>

desporto mocambicano

Dúvidas persistem em relação a realização da qualificação ao AfroBasket 2025 em Maputo

  • 335

 

Quando faltam cerca de 24 horas para a realização da etapa de apuramento ao Grupo A de qualificação ao AfroBasket 2024, persistem dúvidas quanto número de seleções que irão participar na prova agendada para ter lugar de 17 a 25 de Fevereiro no pavilhão do Maxaquene. Inicialmente prevista para contar com 10 países, até aqui não se sabe quais as seleções que se juntarão a Moçambique nesta importante fase de apuramento.

 

Por Alfredo Júnior

 

É que depois da desistência da Zâmbia, o Botswana manifestou dificuldades de se deslocar a Maputo, enquanto que os restantes países da Zona VI da FIBA África e Maurícias e Comores ainda não indicaram datas da sua chegada à capital moçambicana.

 

Fontes ligadas à organização da prova e da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) revelaram ao LanceMZ que depois de um contacto inicial junto dos países da Zona VI, estes demonstraram reticências quanto a sua participação na prova.

 

Questões ligadas à disponibilidade financeira estão na origem das dúvidas na participação das seleções da região nesta prova, pois grande parte das federações da região alega que ainda não existe cabimento orçamental para viabilizar a deslocação tanto por via terrestre, assim como por via aérea.

 

Refira-se que o histórico na Zona VI da FIBA-África indica que apenas Angola e Moçambique tem registado participações regulares nas fases de qualificação, sendo que na última prova realizada em Fevereiro deferente a qualificação para o AfroCAN-2023 para além do nosso país o evento contou com a presença do Zimbabwe (anfitrião) e da Zâmbia.

 

Por outro lado, as Maurícias e Comores que deveriam juntar-se às selecções da Zona VI para esta qualificação também estão no silêncio em relação a sua presença ou não na prova agendada para Maputo.

 

Entretanto, a Federação Moçambicana de Basquetebol promete para esta sexta-feira, 16 de Fevereiro, pelas 10 Horas, dar o esclarecimento sobre a realização ou não desta prova, da qual vai apurar o primeiro classificado para tomar parte na janela de qualificação ao AfroBasket 2025. Lembre-se que o Grupo A conta com as selecções do Sudão do Sul, Mali e República Democrática só Congo e a primeira janela de qualificação está agendada para Novembro próximo num país por indicar. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .