desporto mocambicano

Duplo Duplo de Tamara Seda insuficiente para levar Hozono à vitória

  • 540

A jogadora internacional moçambicana, Tamara Seda, rubricou uma atuação irrepreensível, ao anotar 12 pontos e capturar 12 ressaltos, porém o seu duplo-duplo acabou por ser insuficiente para levar a turma do Hozono Global Jairis à vitoria na recepção ao Valencia Basket que triunfou por 48-74, em jogo referente à 20ª jornada da Liga Endesa – o campeonato profissional de basquetebol sénior feminino da Espanha.

 

Por Redacção LanceMZ

 

No regresso da equipa do Hozono Global Jairis à sua casa, em Alcantarrila, antevia-se dificuldades para a equipa de Tamara Seda perante a formação do Valencia, que segue na segunda posição da tabela classificativa e é uma das candidatas à conquista do título. Com Seda no cinco inicial a turma do Hozono terminou o primeiro período com uma diferença mínima de um ponto, pois ao cabo de dez minutos as visitantes venciam por 12-13.

No segundo período, as comandadas por Rubén Burgos aumentaram a intensidade, enquanto as jairistas tentavam manter o ritmo. No entanto, a equipa visitante começou a distanciar-se, ultrapassando os 10 pontos (16-27) graças a um parcial de 0-9 e a uma defesa sufocante, que praticamente anulou os ataques da turma da casa. No intervalo, o placar refletia um baixíssimo 17-30.

A formação do Hozono Global Jairis mostrou a intenção de se reaproximar após o regresso dos balneários. Os seis pontos de Seda e dois de Bettencourt permitiram uma aproximação para sete pontos (25-32), embora a reacção das visitantes não tardasse a chegar. De facto, apesar das tentativas infrutíferas das locais, o Valencia acelerou no marcador usando um basquete rápido e direto, conseguindo um parcial de 0-12 para praticamente decidir a partida (27-43). Eric Surís parou o jogo, mas nada mudou.

A barreira na defesa da equipa “laranja” e a velocidade no ataque foram rendendo cada vez mais frutos, culminando aquele terceiro período com um indiscutível 29-54. Por fim, o último período acabou sendo um mero procedimento. Os visitantes limitaram-se a controlar a diferença e a impor o ritmo que mais lhes interessava em todos os momentos, enquanto os jairistas queriam, mas ainda não conseguiam. A diferença entre as duas equipes acabou se traduzindo no placar final, 48 a 74. Derrota dura para as jairistas, pouco antes de descansar alguns dias devido à pausa para compromissos internacionais.

 

SEDA PREPARA-SE PARA À SELECÇÃO

 

A poste moçambicana Tamara Seda prepara-se afincadamente para juntar-se ao combinado moçambicano que de 20 a 28 de Fevereiro vai tomar parte na qualificação ao AfroBasket 2023, apuramento esse que vai ter lugar em Bulawayo, no Zimbabwe.

 

Tamara que foi considerada a melhor ressaltadora do AfroBasket 2021 decorrido em Yaoundé, nos Camarões, a par de Leia Dongue, é uma das principais jogadoras da equipa moçambicana que vai lutar pelo lugar que dará acesso ao Campeonato Africano que terá lugar em Julho próximo, em Kigali, no Ruanda.

 

Seda tem se apresentado em bom momento de forma pelo seu clube na exigente Liga Endesa, ainda que a sua equipa o Hozono Global Jairis esteja longe dos lugares cimeiros e que dão acesso aos “play-off”, ocupando nesta altura a 14ª posição com sete vitórias e 13 derrotas, sendo que a primeira posição é ocupada pelo Spar Girona que conta com 17 triunfos e 3 desaires. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .