desporto mocambicano

Duelo entre canarinhos e locomotivas do Chiveve vai aquecer catedral do basquetebol moçambicano

  • 614

É já esta sexta-feira, 13 de Dezembro, pelas 17 Horas, que inicia a disputa da final da 15ª edição Liga Moçambicana de Basquetebol sénior masculina, que vai colocar frente-a-frente o Costa do Sol (campeão em título) e o Ferroviário da Beira (detentor de cinco títulos de campeão nacional), numa decisão que será no sistema de play-offs à melhor de três jogos. É um duelo que promete arrastar muitos amantes da bola-ao-cesto ao pavilhão do Maxaquene, com os espectadores ávidos em querer ver as duas equipas com os melhores jogadores masculinos da actualidade no país.

 

Por Redacção LanceMZ

 

É uma decisão com vencedor incerto, tendo em conta as prestações das duas equipas na prova, ainda que os “locomotivas” do Chiveve levem vantagem em recentes disputas de finais entre ambos, com a mais recente a acontecer em 2023 na qual a equipa da Beira acabou por levar à melhor sobre os “canarinhos” vencendo a também designada Liga Mozal, fixando o resultado final do “play-off” em 3-0, naquele que foi o quinto título conquistado pelos “locomotivas” do Chiveve.

 

No confronto directo tido na presente temporada a vantagem vai para o Ferroviário da Beira que venceu os dois triunfos frente ao Costa do Sol, sendo que todos estiveram integrados na edição deste ano da Liga Moçambicana de Basquetebol. O primeiro frente-a-frente entre os “locomotivas” do Chiveve aconteceu na cidade da Beira em Setembro e o Ferroviário da Beira venceu por 98-79, em partida inserida para a fase de apuramento para a Liga Mozal.

 

Já na fase final a turma orientada por Nilton Manheira derrotou a formação de Miguel Guambe por 88-61, em jogo integrado na terceira jornada da fase regular da Liga Mozal, partida realizada no pavilhão do Maxaquene.

 

Apesar destes resultados o Costa do Sol demonstrou disponibilidade para defender a coroa de campeão que ostenta desde o ano passado, por forma a voltar a disputar a fase de apuramento à Liga Africana de Basquetebol (BAL na sigla inglesa).

 

FERROVIÁRIO COM QUATRO DIAS DESCANSO

 

O Costa do Sol chega a final da Liga Mozal 2024 com um jogo à mais que o seu adversário, pois foi obrigado a ir à negra para decidir a meia-final diante do Ferroviário de Maputo por 2-1, enquanto os “locomotivas3 do Chiveve não tiveram dificuldades para eliminar o Maxaquene por 2-0. Este facto faz com que a turma da Beira chegue a esta final com quatro dias de descanso, enquanto que os “canarinhos” apenas tiveram um dia de repouso depois das meias-finais.

 

Para chegar a final, o Costa do Sol derrotou o Ferroviário de Maputo no primeiro jogo com o resultado de 79-73, mas os “locomotivas” da capital do país empataram a disputa ao vencerem o jogo 2 por 82-76. Obrigados a ir ao terceiro jogo, aí os “canarinhos” acabaram por triunfar por 83-73.

 

Já por seu turno, o Ferroviário da Beira “despachou” o Maxaquene com duas vitórias folgadas, sendo no primeiro jogo por 90-85, e no segundo por 82-101, não dando margens aos “tricolores” de sonharem com a presença na final da competição.

 

JOGADORES A ACOMPANHAR

 

O embate entre o Costa do Sol e o Maxaquene vai colocar frente-a-frente alguns dos melhores jogadores da bola-ao-cesto nacional, a maioria dos quais candidatos a serem chamados ao serviço da Selecção Nacional masculina.

 

Do lado do Ferroviário da Beira destacam-se jogadores como Ismael “Timo” Nurmamade, Ayade Munguambe, Elves Ouana e Helton Ubisse que têm estado a bom nível nesta competição, assinalando exibições que levantam os espectadores. Referir que a turma de Chiveve conta com dois jogadores estrangeiros, nomeadamente o americano Luckmann Lundi que tem estado com boas prestações e Emmanuel Umeadi, poste nigeriano que tem tido actuações pouco convincentes.

 

Quanto à turma “canarinhas” conta com jogadores que desequilibram como Danilo Cumbe (MVP da época passada), Milton Caifaz, Nilton Seifane e Klaus Bunguele que têm tido boas contribuições para a prestação da sua equipa. Refira-se que o Costa do Sol reforçou-se com um jogador estrangeiro para esta época, nomeadamente o espanhol Álvaro Calvo Masa que está a jogar condicionado devido a uma lesão no ombro contraída aquando da ida a Harare, no Zimbabwe para a fase de qualificação a BAL.

 

Portanto, estão lançados os dados para uma grande final entre o Costa do Sol e o Ferroviário da Beira, com o primeiro jogo a ter lugar na tarde desta sexta-feira, 13 de Dezembro, sendo que a segunda partida está agendada para sábado e caso seja necessário o terceiro jogo terá lugar no domingo, com todas partidas a iniciarem as 17 Horas e com o preço do bilhete fixado em 100 Meticais. (LANCEMZ)

Notícias Relacionadas
Ads - Anuncio 3
Todos os direitos reservados a Lance. Registrado no GABINFO: REGISTO: 57/GABINFO-DEPC/210/2022 .